Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil reduz sua taxa básica de juros para 7%

O Comité de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central do Brasil reduziu hoje, por unanimidade, a taxa básica de juros do país de 7,5% para 7% ao ano.

Brasil reduz sua taxa básica de juros para 7%
Notícias ao Minuto

22:56 - 06/12/17 por Lusa

Economia Copom

Embora na comparação com outros países a porcentagem ainda seja alta, é a menor taxa de juros aplicada no Brasil desde o início da série histórica do Banco Central, que começou em 1986.

O órgão do Governo brasileiro explicou que a baixa da taxa de juros é consequência da queda da inflação e da leve recuperação económica registada este ano.

O Banco Central destacou que "o conjunto dos indicadores de atividade económica divulgados desde a última reunião do Copom mostra sinais compatíveis com a recuperação gradual da economia".

A taxa básica de juros é o principal instrumento adotado no Brasil para controlar a inflação, que sofreu um declínio sustentado nos últimos meses e cuja previsão é encerrar 2017 em torno de 3%.

"O Comité considera que o cenário básico para a inflação tem evoluído, em boa medida, conforme o esperado. O comportamento da inflação permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis confortáveis ou baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo económico e à política monetária", frisou o Copom.

Com os sinais que demonstram uma tímida recuperação económica no Brasil, o órgão que controla a política monetária está a reduzir os juros para estimular a economia, fazendo com que o crédito seja mais barato para aumentar a procura da população por produtos e serviços.

A economia brasileira começou a recuperar neste ano, tendo acumulado nos primeiros nove meses de 2017 um crescimento de 0,6%, após uma profunda recessão.

A queda na taxa básica de juros, em teoria, deverá impulsionar esse crescimento e incentivar os setores produtivos, o que, no final, ajudaria a diminuir as taxas preocupantes de desemprego, um problema que afeta mais de 12 milhões de pessoas no Brasil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório