Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo e TAP negoceiam reativação de rotas no aeroporto Sá Carneiro

O Governo está a "negociar" com a TAP a reativação de rotas "fundamentalmente na Europa" a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, disse hoje o secretário de Estado das Infraestruturas, sem precisar quais.

Governo e TAP negoceiam reativação de rotas no aeroporto Sá Carneiro
Notícias ao Minuto

16:26 - 06/12/17 por Lusa

Economia Aviação

cedo para avançar quais são as cidades para as quais vamos avançar com as rotas, mas no primeiro trimestre de 2018 já teremos notícias. Estamos a fazer um trabalho com a TAP para criar condições para que sejam reativadas rotas na Europa, fundamentalmente", disse Guilherme D' Oliveira Martins.

O governante, que falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia que serviu para assinalar o recorde de 10 milhões de passageiros do Francisco Sá Carneiro, apontou que "as negociações estão em curso" e que em causa está "a reativação de rotas anteriores".

Questionado sobre a capacidade deste aeroporto para acolher novas rotas, o secretário de Estado recordou vários investimentos já divulgados, nomeadamente o facto de a ANA estar a preparar-se para lançar em 2018 o concurso para a pista de circulação fox.

"Vão ser realizados investimentos para ampliar o aeroporto e ampliar as condições. É um aeroporto de qualidade. Registamos hoje a marca dos 10 milhões, o que significa que este é um aeroporto de qualidade reconhecida no mundo", disse Guilherme D' Oliveira Martins, acrescentando que o Sá Carneiro "regista um crescimento superior à média da Europa e da média mundial".

Já durante o seu discurso, Guilherme D' Oliveira Martins falou dos "11 pódios" que este aeroporto ganhou em dez anos e referiu que o 'Sá Carneiro' regista o maior crescimento acumulado desde 2012 no que diz respeito a aeroportos de Portugal Continental, sendo apenas superado em território nacional pelos Açores.

O presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, apontou que relativamente a companhias de bandeira "tem havido uma diversificação muito importante e a nível dos trajetos mais curtos", mostrando-se confiante também com o interesse das companhias chamadas 'low cost' como a Ryanair e a Easyjet.

Confrontado com a possibilidade de virem a ser reativadas rotas, o autarca considerou a notícia "normal": "É o mercado. Há rotas que aparecem e rotas que desaparecem em todos os aeroportos".

Por sua vez, o presidente da câmara da Maia, António Domingos da Silva Tiago, bem como o presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Eduardo Vítor Rodrigues, vincaram a importância do aeroporto Sá Carneiro para a região.

"A luta em torno desta infraestrutura não é uma luta provinciana pela região, resulta de uma visão estratégica", disse o líder do CmP.

No final do terceiro trimestre de 2017, o aeroporto do Porto registou um crescimento de 16% no tráfego de passageiros face ao período homólogo de 2016.

De acordo com dados da ANA Aeroportos de Portugal esta tendência de crescimento significa que entre os 6.3 milhões de passageiros de 2013 e os mais de dez mil de 2017, o crescimento é de 50%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório