Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Calendário dos idosos junta novos e velhos em 2018

Os idosos de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, voltam a ser protagonistas de um calendário, com a novidade de o ano 2018 juntar velhos e novos em cada mês do ano, divulgaram hoje os responsáveis.

Calendário dos idosos junta novos e velhos em 2018
Notícias ao Minuto

22:56 - 06/12/17 por Lusa

Cultura Alfândega da Fé

Este é o segundo calendário da Universidade Sénior de Alfândega da Fé que tem a apresentação pública agendada para quinta-feira e que se insere nas iniciativas concelhias de apoio aos seniores, coordenadas pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé.

Depois de, em 2017, o primeiro calendário ter mostrado os rostos de seniores da terra para valorizar e promover a autoestima dos mais velhos, a edição de 2018 é intergeracional, com os mais novos e os mais velhos lado a lado, como explicou à Lusa a coordenadora do projeto, Catarina Teixeira.

Ao todo participaram na sessão fotográfica para o calendário mais de 40 participantes, distribuídos por 12 fotos.

"Cada mês transmite uma mensagem e aos 12 meses é comum a de que, com o avançar da idade, há muita coisa que muda. É preciso redobrar cuidados, mas há coisas que até melhoram, há mais tempo para relaxar e para o lazer, desde que se saiba desfrutar o bom da vida", resumem os responsáveis.

Lado a lado com os idosos aparecem os colaboradores da Liga e da Universidade Sénior. O mês de janeiro começa por mostrar uma jovem e uma idosa vestidas com roupa igual para realçar a diferença geracional, como indicou a coordenadora.

Nos meses seguintes, continuam a revelar-se as diferenças, mas também a interligação, com fotografias, por exemplo, dos serviços, nomeadamente terapêuticos, prestados pelos colaboradores aos seniores.

Ao todo foram impressos cerca de 200 exemplares, à semelhança do que aconteceu na primeira edição, de 2017, que proporcionou a 25 idosos experiências novas como frequentar um dos espaços mais emblemáticos de Trás-os-Montes, o Hotel e Spa de Alfândega da Fé, onde decorreu a anterior sessão fotográfica.

O propósito desta iniciativa é "melhorar a autoestima dos idosos, promover o envelhecimento ativo e trabalhar para que se sintam bem com a imagem que têm".

O envelhecimento ativo tem sido uma preocupação do concelho de Alfândega da Fé e o calendário quer mostrar que os seniores "estão mais ousados, apresentando-os de uma forma criativa e sem preconceitos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório