Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Caso dos Emails abana relações entre Benfica e patrocinadores

Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação, revelou diversos emails que, alegadamente, denunciam uma esquema de corrupção do Benfica em relação à arbitragem. O caso prossegue, muitos têm sido os comentários, dúvidas, opiniões, mas as conclusões estão longe, tanto no campo judicial como no desportivo. Neste V Capítulo, o Notícias ao Minuto debruçou-se sobre os patrocinadores e as relações com o clube, depois da divulgação destes documentos.

Caso dos Emails abana relações entre Benfica e patrocinadores
Notícias ao Minuto

08:50 - 07/12/17 por Inês André de Figueiredo , Andreia Brites Dias e Sérgio Abrantes

País Caso dos emails

"O Benfica é maior do que qualquer circunstância, é o melhor de Portugal e uma referência global que concilia a memória, o presente e o futuro sempre com ambição de ganhar, pelo clube, pelos sócios, pelos adeptos, e por todos os que acreditam no trabalho que fazemos”. As palavras são do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, e realçam a ideia de que o Benfica é uma marca praticamente inabalável. Mas será mesmo assim?

Fonte próxima do processo sobre o caso dos emails, em que o Benfica é acusado pelo FC Porto de ter montado um esquema de corrupção na arbitragem portuguesa, alertou o Notícias ao Minuto para a relevância dos patrocinadores e dos ‘perigos’ de uma imagem afetada e até de uma descida de divisão, algo que tem sido falado nos últimos tempos, caso as denúncias se venham a confirmar. 

“Em relação aos patrocinadores haverá umas quantas fatalidades”, referiu essa mesma fonte.

O Notícias ao Minuto tentou perceber, perto dos maiores e mais relevantes patrocinadores do Benfica, se este caso afetou a relação existente com o clube, mas o silêncio foi a resposta mais comum.

Contudo, uma fonte próxima da Sagres garantiu ao Notícias ao Minuto que não houve “nenhuma alteração”. “Temos um contrato estabelecido de longo prazo e não tivemos nenhuma alteração”, assegurou.

De acordo com o relatório de contas do Benfica, o clube da Luz conta com cerca de 22 milhões de euros em patrocínios, onde estão incluídos os rendimentos provenientes de "diversos contratos de patrocínio realizados pelo Grupo, sendo de destacar os contratos de main sponsor com a Emirates, de official sponsor com a Central de Cervejas, de technical sponsor com a Adidas e do naming right do Caixa Futebol Campus com a Caixa Geral de Depósitos". 

O acordo com a Emirates é o maior feito por clubes portugueses e rende ao Benfica um valor a rondar os 10 milhões de euros por época, com objetivos. Já a Sagres, num acordo assinado a dez anos, quando corria o ano 2009, paga aos encarnados quatro milhões de euros por época.

Recorde-se que, de acordo com uma notícia divulgada pelo Jornal de Notícias, no recurso contra a decisão do Tribunal Cível do Porto, o Benfica informou que a divulgação dos emails é uma violação de "segredos de negócio", o que, alegadamente, tem levado ao "enfraquecimento da ligação emocional dos adeptos", tal como a uma menor "apetência comercial" e menos receitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório