Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Força Aérea readmite militares excluídos de curso na Academia

A Força Aérea Portuguesa (FAP) readmitiu na semana passada quatro alunos que tinham sido inicialmente excluídos do Estágio Técnico-Militar por falta de vagas, aguardando o resultado final do processo judicial em curso.

Força Aérea readmite militares excluídos de curso na Academia
Notícias ao Minuto

14:40 - 06/12/17 por Lusa

País Processos

Os quatro militares tinham recorrido ao tribunal por terem sido excluídos do Estágio Técnico-Militar na Academia da Força Aérea alegadamente por falta de vagas, quando já tinham iniciado a formação.

Com o apoio jurídico da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), os alunos interpuseram uma providência cautelar junto do Tribunal de Almada, com o objetivo de requererem a sua reintegração no curso.

Contudo, a FAP contestou a providência cautelar considerando que teria como efeito a suspensão do ETM e invocou razões de interesse público para prosseguir o curso, sem no entanto readmitir os militares.

A AOFA interpôs então um requerimento judicial argumentando que o ramo devia integrar os alunos excluídos e não suspender o curso.

No passado dia 24 de novembro, uma primeira sentença do Tribunal de Almada esclareceu que a providência cautelar interposta pelos alunos não suspende o curso e implica sim a sua continuação com a integração dos quatro excluídos.

No seguimento desta decisão, a FAP reintegrou os alunos na semana passada, que prosseguirão o curso até o tribunal decidir sobre a questão de fundo levantada pela providência cautelar.

É que, disse à Lusa fonte da FAP, os alunos foram readmitidos mas as vagas, em termos legais, continuam a faltar, sendo possivelmente necessária uma decisão política no sentido de acrescentar as quatro vagas que faltam.

O curso tinha começado condicionalmente no início de setembro com 28 vagas até haver despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Defesa que veio a ser publicado a 27 desse mês com 24 vagas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório