Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jerusalém: EUA acreditam em "oportunidade de paz"

O chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, afirmou hoje que os Estados Unidos continuam a acreditar que há "uma oportunidade muito boa" para a paz no Médio Oriente, apesar da iminente decisão do Presidente Donald Trump sobre Jerusalém.

Jerusalém: EUA acreditam em "oportunidade de paz"
Notícias ao Minuto

13:53 - 06/12/17 por Lusa

Mundo Rex Tillerson

"Continuamos a acreditar que há uma oportunidade muito boa para fazer a paz e o Presidente tem uma equipa que está totalmente dedicada a isso", disse Tillerson, referindo-se à equipa liderada pelo genro de Trump, Jared Kushner.

"O Presidente Trump está muito empenhado no processo de paz", acrescentou.

O secretário de Estado norte-americano, que falava à imprensa em Bruxelas, disse, contudo, que não vai debater a questão antes do anúncio formal e defendeu que toda a gente deve "ouvir atentamente" a intervenção de Trump na sua totalidade.

Trump prepara-se para anunciar, às 13:00 locais (18:00 em Lisboa), o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém, segundo fontes da Casa Branca.

A medida contraria a posição da ONU, dos países europeus, árabes e muçulmanos, assim como a linha diplomática seguida pelos Estados Unidos até agora.

Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelitas e palestinianos.

Rex Tillerson está em Bruxelas para uma reunião de ministros de Negócios Estrangeiros da NATO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório