Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Presidente da República visita São Tomé e Príncipe em janeiro

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, visita São Tomé e Príncipe em janeiro próximo, anunciou hoje o secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal, Marcos Perestrello, numa visita de dois dias ao arquipélago.

Presidente da República visita São Tomé e Príncipe em janeiro
Notícias ao Minuto

12:43 - 06/12/17 por Lusa

País Diplomacia

O secretário de Estado não avançou a data da vista do chefe de Estado português a São Tomé e Príncipe, mas fonte diplomática disse à Lusa que "os dois governos ainda estão a trabalhar" no programa de Marcelo Rebelo de Sousa.

O governante português fez o anúncio no final de uma audiência com o ministro são-tomense da Defesa e Administração Interna, Arlindo Ramos, durante a qual as duas partes discutiram aspetos que se prendem particularmente com a colocação em de um navio da armada portuguesa para operações de fiscalização marítima.

"Estamos muito empenhados em que, na visita do senhor Presidente da República portuguesa a São Tomé e Príncipe no próximo mês de janeiro estejam criadas as condições para que essa operação já esteja em curso", disse Marcos Perestrello aos jornalistas.

Portugal e São Tomé e Príncipe têm um acordo no domínio da fiscalização conjunta das águas territoriais do arquipélago que as autoridades lusas dizem estar "muito empenhadas" em cumprir.

Lisboa considera que o desenvolvimento desse acordo permite a São Tomé e Príncipe "reforçar as condições e o exercício da sua autoridade no mar" e reforça também a presença de Portugal no Golfo da Guiné, "onde muitos navios com bandeira portuguesa também circulam e cuja segurança é preciso manter".

A colocação de um navio da armada portuguesa, com caráter permanente durante um ano, em São Tomé e Príncipe, na perspetiva do governante português "estabelece um novo patamar no quadro da cooperação no domínio de defesa entre os dois estados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório