Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Custos de construção de habitação nova voltaram a subir em outubro

O índice de custos de construção de habitação nova manteve em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, uma variação homóloga de 1,6%, enquanto o índice de preços de manutenção e reparação da habitação aumentou 1,3%, divulgou hoje o INE.

Custos de construção de habitação nova voltaram a subir em outubro
Notícias ao Minuto

12:24 - 06/12/17 por Lusa

Economia INE

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação tinha aumentado 1,4%.

Para a variação de outubro do índice de custos de construção de habitação nova contribuíram as variações homólogas de 2,1% (pelo terceiro mês consecutivo) do índice de preços do custo de mão-de-obra e de 0,9% (mais 0,1 pontos percentuais do que em setembro) do índice de preços do custo dos materiais.

No período, as variações homólogas dos índices relativos a apartamentos e moradias fixaram-se ambas em 1,6% pelo terceiro mês consecutivo.

No que se refere ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, foi influenciado pela subida de 1,1 pontos percentuais face ao mês anterior, para 0,4%, do índice da componente 'produtos', enquanto a componente 'serviços' aumentou 1,6% em outubro.

No mês em análise, todas as regiões NUTS II do Continente apresentaram aumentos nos preços da manutenção e reparação regular da habitação, exceto o Alentejo, que registou uma descida de 0,1% em relação ao observado no período homólogo.

Já a taxa de variação homóloga mais elevada ocorreu na Área Metropolitana de Lisboa (2,2%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório