Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Dicas para combater a pele seca durante os dias frios

Assim que a temperatura desce, eis que a pele começa a ficar cada vez mais seca e até mesmo mais áspera. Veja como pode combater isso.

Dicas para combater a pele seca durante os dias frios
Notícias ao Minuto

10:00 - 06/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Beleza

A pele seca é uma das consequências diretas do frio, sendo as regiões expostas à baixa temperatura - as mãos e o rosto - aquelas que mais sofrem, acabando, muitas vezes, por ficar ásperas e propensas a uma maior sensibilidade.

No caso do rosto, ter uma boa rotina de beleza (rotina essa que deve incluir cremes com maior teor de hidratação) é meio caminho andado para prevenir a pele seca. O uso de um batom de cieiro e de maquilhagem para peles sensíveis são outros dois aspetos a ter em conta e que prometem deixar todo o rosto protegido e livre das consequências do ar frio.

Esfoliar o rosto (e outras partes do corpo) uma vez por semana é também uma estratégia válida, pois a pele fica mais recetiva e capaz de absorver os benefícios dos cremes ou loções aplicadas.

Já no que diz respeito às mãos, conta a revista norte-americana Women's Health, nada como ter sempre um creme hidratante por perto, devendo ser aplicado (em pequenas quantidades) várias vezes ao dia, especialmente depois de as mãos terem estado em contacto com a água, pois "lavar as mãos em demasia por tirar os óleos naturais da pele que ajudam a que se mantenha hidratada". Evitar usar sabonetes antibacterianos ou desinfectantes de forma constante é outra forma de prevenir a perda de oleosidade natural da pele das mãos.

Os cremes de mãos, diz a revista no seu site, devem ser ricos em ingredientes hidratantes, como a glicerina, a ureia ou o ácido hialurónico. Já a manteiga de karité e a vaselina podem promover uma maior desidratação da pele, pois não ajudam a que esta seja capaz de absorver a água do ar.

O uso de luvas, como não poderia deixar de ser, é também algo a ter em conta, contudo, há que saber escolher as luvas corretas e evitar aquelas que promovem uma maior transpiração da pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório