Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Como evitar as dores causadas pelos smartphones e tablets

Ter uma postura inadequada pode dar origem a problemas graves e a uma certa instabilidade na região cervical.

Como evitar as dores causadas pelos smartphones e tablets
Notícias ao Minuto

11:30 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Os casos de 'textneck' – pescoço de mensagem, em tradução livre - são cada vez mais comuns um pouco por todo o mundo e estão diretamente ligados com o uso exaustivo (e desadequado) de dispositivos móveis, em particular o smartphone.

A tensão causada na nuca e no pescoço deve-se ao prolongado tempo que a pessoa fica numa posição incorreta (costas curvadas para a frente e pescoço curvado para baixo) para ver o ecrã do dispositivo.

De acordo com Luiz Cláudio Lacerda, especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, sentir constantes dores de cabeça, dor na região cervical ou um incómodo atrás de um olho pode ser culpa do uso indevido desses dispositivos eletrónicos.

"O problema deve-se às alterações da posição do pescoço, que fica inclinado para frente e que pode dar origem a dores intensas, como se o pescoço estivesse 'a queimar', começando no meio das costas e estendendo-se por toda a parte superior do couro cabeludo", comenta o especialista.

Com o passar do tempo, este problema pode agravar-se e, em alguns casos, levar a inflamações e lesões que vão da cabeça às costas, com uma dor intensa e debilitante que atinge a região posterior e que se agrava com a extensão e rotação frequente do pescoço.

O tratamento envolve repouso, mudança de hábitos e uma vida saudável e ativa, mas se o caso for mais grave é preciso recorrer a medicamentos e medidas de reabilitações comoa fisioterapia ou o pilates. Os casos mais severos e selecionados podem implicar "procedimentos cirúrgicos", alerta Lacerda.

Devido à tensão que é gerada na musculatura, o 'pescoço de mensagem' ainda pode trazer outras consequências como a artrose precoce, que atinge as articulações e é decorrente do desgaste da cartilagem, e a hérnia dical, que é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar e provoca dor de costas e fraqueza.

Apesar de não ser preciso banir os dispositivos móveis do dia a dia, é possível prevenir o aparecimento destas e de outras consequências com a adoção de alguns hábitos e com o seguimento de algumas dicas. Ei-las:

- Evite passar muitas horas a usar o smartphone, sendo o ideal não exceder a hora e meia de uso (seja de forma continuada ou não);

- Coloque o aparelho o mais próximo da altura dos olhos para evitar curvar o pescoço;

- Faça atividades físicas e alongamentos para fortalecer e relaxar a musculatura;

- Se a tensão na região estiver muito intensa, procure terapias como alongamentos e acupuntura;

- Se a dor começar a ficar muito severa, durar mais de três dias e não responder a analgésicos simples, então o melhor é procurar ajuda médica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório