Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Nascente do rio Douro voltou a ter água

Nevão na serra de Urbión fez com que nascente do Rio Douro que estava seca voltasse a ter água.

Nascente do rio Douro voltou a ter água
Notícias ao Minuto

12:02 - 27/11/17 por Melissa Lopes

País Espanha

Depois de os alarmes da seca terem soado, eis que surge uma boa notícia. A nascente do rio Douro, situada na Serra de Urbión, em Espanha, voltou a ter água.

Comprovam-no as imagens publicadas no sábado pelo utilizador do Twitter Agustín Sandoval. Na publicação, realça-se que a nascente do rio beneficiou de um nevão naquela serra.

Voltou, assim, a correr água na nascente do rio que, no início do mês, estava seca. 

Havia sido também Agustín a publicar imagens chocantes da nascente do rio, que desagua no Porto, sem água, num vídeo registado no dia 1 de novembro.

“Um dos símbolos da Península Ibérica”, como descreveu o El Mundo, encontrava-se, no começo de novembro, como nunca antes foi visto: seco em cerca de 60% do seu curso.

Ainda a este propósito, a associação ZERO defendia hoje a revisão e melhoria da Convenção de Albufeira entre Portugal e Espanha, alertando que o país vizinho não tem assegurado todos os caudais acordados para o Douro, Tejo e Guadiana.

Hoje, saliente-se, é o primeiro de dois dias em que vai decorrer, no Porto, uma reunião plenária da Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção sobre a Cooperação para a Proteção e o Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas - Convenção de Albufeira, onde participam os ministros do Ambiente de Portugal e de Espanha.

Na sexta-feira, João Pedro Matos Fernandes afirmara já que pretendia começar a discutir com o país vizinho a "gestão comum das águas", admitindo tratar-se de um "problema" que o preocupa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório