Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Tesouros da Roménia em exposição no Museu Nacional de Arqueologia

Um diálogo entre 21 peças icónicas do tesouro do Museu Nacional de História da Roménia e peças valiosas da arqueologia portuguesa vai estar exposto a partir de segunda-feira no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Tesouros da Roménia em exposição no Museu Nacional de Arqueologia
Notícias ao Minuto

16:04 - 24/11/17 por Lusa

Cultura Lisboa

Com organização da Direção-Geral do Património Cultural, do Museu Nacional de História da Roménia de Bucareste, do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, da Embaixada da Roménia e do Instituto Cultural Romeno, a exposição é inaugurada nesse dia, às 18:00, e abre ao público no dia seguinte.

"Ouro Antigo. Do Mar Negro ao Oceano Atlântico" é o título desta exposição realizada no âmbito da celebração dos 100 anos de relações diplomáticas entre a Roménia e Portugal.

Entre as peças provenientes da Roménia encontra-se uma das braceletes dácias de Sarmizegetusa, parte de uma significativa descoberta arqueológica do século passado na Europa, segundo um comunicado da organização.

A exposição também vai mostrar o elmo principesco de Co?ofene?ti, alguns recipientes como a pátera do tesouro de Pietroasele, e o ´rhyton´ de Poroina Mare, uma aplicação do segundo túmulo principesco de Apahida, e o anel em ouro com camafeu em sardónica, criado por artífices romanos.

Esta mostra tem como objetivo "ilustrar que aquilo que une os dois países não é apenas a sua comum herança latina mas também a circulação das ideias e formas artísticas na Europa pré-romana e no espaço cultural do Império Romano".

Sob o signo da celebração, em 2017, dos 100 anos de relações diplomáticas entre a Roménia e Portugal, a exposição estará patente até 22 de abril de 2018, ano do centenário da Roménia e do final da Primeira Guerra Mundial.

A exposição tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis.

A mostra poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00, no Museu Nacional de Arqueologia, na praça do Império, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório