Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Interligações elétricas de Portugal com Espanha quase na meta de 10%

As interligações elétricas de Portugal com Espanha estão nos 8,7%, quase na meta de 10% fixada pela União Europeia (UE) para 2020 e no gás há ainda muito que fazer, segundo um relatório hoje divulgado pela Comissão Europeia.

Interligações elétricas de Portugal com Espanha quase na meta de 10%
Notícias ao Minuto

13:32 - 24/11/17 por Lusa

Economia Bruxelas

Em 2017, o nível de interligação elétrica chegou aos 8,7%, estimando Bruxelas que o objetivo de 10% fixado para 2020 - no âmbito da segurança do abastecimento energético na UE -- seja atingido com a finalização dos projetos de interesse comum (PIC) na área das ligações na Península Ibérica.

"Há bons progressos que apontam para a concretização, até final de 2018, das interligações elétricas entre os dois países, o que permitirá que Portugal atinja o nível de 10% aumentando a capacidade de interligação para os 3,2 gigawatts", lê-se no relatório.

Já o Mibgas - o mercado ibérico do gás -- é avaliado como estando, apesar dos progressos feitos desde a sua criação, em 2015, "ainda muito abaixo dos níveis" de fornecimento que podem observar-se nos principais 'hubs' europeus.

"Só 2% da procura interna foi negociada através do Mibgas, em 2016", sublinha a Comissão Europeia.

No que respeita aos preços, Bruxelas assinala que quer os da eletricidade quer os do gás estão acima da média da UE: em 2016, a eletricidade custava em média 0,230 euros por quilowatt (kw) (0,2130 em 2013) em Portugal e na UE não ultrapassava os 0,205 (0,202 em 2013).

O terceiro relatório sobre o estado da União da Energia foi hoje apresentado em Bruxelas, tendo o comissário europeu para o setor, Arias Cañete, assinalado, em conferência de imprensa, que "a transição energética na Europa está no bom caminho, com níveis recorde de energias renováveis e uma redução rápida dos custos".

"Mas as infraestruturas energéticas da Europa devem evoluir na mesma direção e com a mesma celeridade para apoiar plenamente esta transição energética", alertou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório