Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sentença de Oscar Pistorius agravada para 13 anos de prisão

O Supremo Tribunal de Recurso de Bloemfontein, na África do Sul, decidiu alargar a pena de prisão de Oscar Pistorius pela morte da namorada, em 2013.

Sentença de Oscar Pistorius agravada para 13 anos de prisão
Notícias ao Minuto

08:24 - 24/11/17 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo África do Sul

A sentença de Oscar Pistorius, atleta paralímpico, foi agravada para 13 anos e cinco meses, anunciou hoje o juiz Legoabe Willie Seriti, do Supremo Tribunal de Recurso de Bloemfontein, na África do Sul, citado pelo portal sul-africano News24.

O juiz acrescentou ainda que o atleta paralímpico deveria ter sido condenado a 15 anos de prisão, mas o tribunal teve em consideração a pena que Oscar Pistorius já cumpriu. 

Recorde-se que a 3 de novembro, o Ministério Público sul-africano pediu o agravamento da pena de prisão de Pistorius, fixada em seis anos, a que foi condenado pelo assassínio da noiva, Reeva Steenkamp. 

A acusação classificou-a de "escandalosamente leve", considerando não existirem atenuantes que justificassem uma sentença menor do que a mínima contemplada na lei sul-africana para a acusação de assassínio.

A procuradora Andrea Johnson recordou que Pistorius disparou quatro vezes, que era uma pessoa treinada, não vulnerável e falou de brutalidade no momento de cometer o assassínio, além de questionar se este sentia verdadeiro arrependimento.

O tribunal também ouviu a defesa, liderada pelo advogado Barry Roux, que voltou a argumentar que o atleta disparou por medo e que não tinha na altura as próteses que substituem as pernas, amputadas quando era criança.

Recorde-se que o atleta foi condenado a cinco anos de prisão em outubro de 2014 e, depois de um primeiro recurso da acusação, a pena foi aumentada para seis anos, em 2016.

Pistorius, de 31 anos, matou a noiva na madrugada de 14 de fevereiro de 2013, na sua casa em Pretoria, ao disparar quatro vezes através da porta fechada da casa de banho, alegando pensar que no local se encontrava um assaltante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório