Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Um dos assassinos de James Bulger voltou a ser preso

Jon Venables foi autor de um dos crimes que mais chocaram o Reino Unido, quando com apenas 10 anos e em conjunto com um amigo, raptou e espancou até à morte James Bulger, de dois anos.

Notícias ao Minuto

19:27 - 23/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Crime

Quase 25 anos depois, o assassinato de James Bulger, de dois anos, continua a chocar o Reino Unido. O violento crime foi cometido por dois rapazes com apenas 10 anos, Robert Thompson e Jon Venables. Ambos foram condenados a cumprir uma pena de prisão sem data de libertação, mas em 2001 saíram dos reformatórios onde estiveram sob liberdade condicional perpétua e com novas identidades.

Se de Robert Thompson pouco se voltou a saber, já de Jon Venables nem com uma nova identidade deixou de voltar a ser notícia pelos piores motivos, como posse de droga e desordem, tendo em 2010 sido condenado a cumprir dois anos de prisão efetiva por ter comprado imagens de abusos sexuais a menores.

Agora com 34 anos, Jon Venables voltou a reincidir no crime e foi novamente detido. De acordo com o The Sun, durante uma busca de rotina à sua casa, a polícia voltou a encontrar imagens de abusos sexuais a menores no seu computador.

A constante reincidência criminosa de Jon não surpreende a mãe do pequeno James Bulger. Numa entrevista concedida à Sky News, Denise Fergus disse que “Venables provou sem qualquer dúvida o vil e pervertido psicopata que sempre foi”.

O crime que chocou o Reino Unido

No dia 12 de fevereiro de 1993, Denise Fergus passeava com o seu filho James no centro comercial de Bootle, em Merseyside. Bastou um instante para perder o pequeno James de vista. Deu-o como desaparecido e mais tarde as imagens das câmaras de vigilância mostraram que James tinha saído de mão dada do centro comercial com um rapaz mais velho.

Notícias ao MinutoJames Bulger tinha apenas dois anos quando foi barbaramente assassinado© Getty Images

Já no exterior, as câmaras captaram outro rapaz. Jon Venables e Robert Thompson raptaram James Bulger. Durante dois dias as autoridades procuraram pela criança de dois anos. Encontraram o seu corpo dois dias depois numa linha de comboio.

Foi torturado e espancado até à morte pelos dois rapazes que usaram tijolos e um barra de metal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório