Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Gastronomia portuguesa e espanhola com "magnífica evolução"

O diretor internacional dos guias Michelin destacou na quarta-feira a "diversidade e magnífica evolução" da gastronomia em Portugal e Espanha, elogiando o produto local e o talento culinário, durante a apresentação do guia ibérico de 2018.

Gastronomia portuguesa e espanhola com "magnífica evolução"
Notícias ao Minuto

07:20 - 23/11/17 por Lusa

Lifestyle Guia

"A seleção do guia deste ano é um fiel reflexo da riqueza, da diversidade e da magnífica evolução que fazem de Espanha e Portugal um destino absolutamente excitante", afirmou Michael Ellis, na cerimónia de lançamento do Guia Michelin Espanha e Portugal 2018, que decorreu na quarta-feira à noite em Tenerife, Espanha.

Estes dois países, defendeu, "têm tudo: um produto local de grande qualidade, um talento culinário incrível, mas o mais importante, um turismo e uma população local que amam acima de tudo a boa cozinha e os seus vinhos".

A edição do próximo ano contém uma seleção de mais de 1.825 restaurantes, dos quais 218 com galardão de uma, duas ou três estrelas, e 290 como Bib Gourmand (boa qualidade/preço abaixo dos 35 euros por refeição).

Sobre a gastronomia portuguesa, Ellis apontou "uma evolução muito boa".

"Os 'chefs' jovens estão a fazer uma interpretação nova da cozinha portuguesa. Portugal tem produtos fantásticos, tem chefs com muito talento e obviamente tem uma ambição gastronómica que é muito válida", considerou.

O diretor internacional dos 'guias vermelhos' tem uma boa perspetiva sobre o futuro da alta cozinha portuguesa: "Eu creio que os dias mais brilhantes da gastronomia portuguesa estão a chegar agora".

Portugal ganhou mais dois restaurantes (Vista e Gusto by Heinz Beck, ambos no Algarve) com uma estrela Michelin (?muito bom na sua categoria, compensa parar')na edição do próximo ano.

O país passa a contar com 18 restaurantes com uma estrela e mantém os cinco restaurantes com duas estrelas (?cozinha excelente, vale a pena o desvio') do Guia Michelin.

Questionado pela Lusa sobre se Portugal poderá receber a terceira estrela ('cozinha de nível excecional, que justifica a viagem'), Michael Ellis respondeu: "Os nossos inspetores gostam muito quando descobrem um novo 'três estrelas'. Em Portugal ainda não foi o caso, mas todos os anos a possibilidade existe".

A diretora comercial da Michelin Travel Partner Espanha-Portugal, Mayte Carreño, comentou que nos últimos cinco anos foram atribuídas mais de cem estrelas na Península Ibérica, o que comprova a "enorme explosão de talento".

Espanha tem um total de 195 restaurantes galardoados: 11 com três estrelas (dois novos nesta edição), 25 com duas estrelas (cinco novos em 2018) e 159 com uma estrela (17 novos).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório