Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal "no grupo dos campeões" da inovação na Administração Pública

Portugal integrou uma equipa internacional que está no "grupo dos campeões" da inovação na Administração Pública, disse hoje à imprensa, em Paris, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Portugal "no grupo dos campeões" da inovação na Administração Pública
Notícias ao Minuto

11:17 - 21/11/17 por Lusa

Política Ministra

A governante, que está a participar numa conferência internacional sobre Inovação na Administração Pública na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), explicou que Portugal passou a fazer parte, esta segunda-feira, do grupo "States of Change", uma equipa cujo objetivo é melhorar as práticas de inovação nos setores públicos.

"Estamos na linha da frente no grupo dos campeões. Fazemos parte, desde ontem, do States of Change que é uma equipa de diferentes países de todo o mundo, da Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal com mais três países europeus que ajuda outros países neste desígnio de inovar nos setores públicos", afirmou Maria Manuel Leitão Marques.

Portugal integrou o grupo States of Change através do Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX), uma incubadora para projetos inovadores que possam ser aplicados na Administração Pública e que é apresentada, hoje, na OCDE.

O LabX, que "é um espaço de experimentação", foi apresentado, em Portugal, em outubro de 2016, e tem três projetos em carteira que são o Balcão Único do Emprego, o Balcão do Óbito e o Roteiro da Despesa.

A ministra precisou, por exemplo, que o Balcão do Óbito vai integrar serviços como Segurança Social, banca, registos e cancelamento de contratos de eletricidade, telecomunicações e água.

"No LabX estamos a experimentar um novo serviço para ajudar as pessoas quando perdem um familiar. Normalmente têm de interagir com serviços públicos, serviços privados, não sabem o que vão fazer num momento difícil da vida. Estamos a experimentar dar-lhes um serviço integrado num só ponto de contacto onde possam saber como e do que é que têm de tratar", continuou.

Maria Manuel Leitão Marques foi à OCDE "partilhar experiências na inovação no setor público", algo que "é um propósito transversal de todo o governo" português, tendo participado, esta segunda-feira, na OCDE, num painel intitulado "Transformar o Novo no Normal" sobre Inovação na Administração Pública.

Entre as iniciativas que colocam Portugal "na linha da frente" da inovação, Maria Manuel Leitão Marques apontou, também, o IRS Automático, a Empresa na Hora, o Licenciamento Zero e o Espaço do Cidadão, adiantando que "em dezembro ou em janeiro" se vai abrir o "Espaço do Cidadão Solidário", um serviço de atendimento digital assistido.

Questionada sobre as poupanças da modernização na administração pública, a governante respondeu que "13 medidas do Simplex 2016, com impacto nas empresas, pouparam 624 milhões por ano e pouparam à administração pública 490 mil horas de trabalho", tendo havido "uma taxa de perceção positiva" das empresas relativamente às 13 medidas "em média, de 69%".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório