Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Querido em Washington e Bruxelas", Centeno é grande destaque do El Mundo

O início da corrida à presidência do Eurogrupo é assinalado por um dos grandes jornais espanhóis através de um artigo centrado no Ministro das Finanças de Portugal.

"Querido em Washington e Bruxelas", Centeno é grande destaque do El Mundo
Notícias ao Minuto

13:19 - 20/11/17 por Bruno Mourão

Economia Análise

Mário Centeno parece ser visto por quase todos os especialistas como o grande favorito a assumir a liderança do Eurogrupo após a saída do polémico Jeroed Dijsselbloem. 

Os rumores já duram há vários meses, com o próprio Centeno a ser evasivo, mas agora parece estar mais próxima a nomeação do ministro português para uma posição histórica. 

Consciente das alterações económicas e financeiras em Portugal ao longo do reinado do atual Governo, o jornal espanhol El Mundo escreveu um texto altamente elogioso ao Ministro das Finanças, onde são mencionados os pagamentos antecipados ao FMI e a alteração progressiva da visão europeia sobre o Governo de António Costa. 

"Centeno converteu-se num querido tanto em Washington como em Bruxelas, depois de ter sido uma personagem questionada por várias autoridades financeiras", explica o El Mundo, lembrando ainda o episódio em que Wolfgang Schäuble, antigo ministro alemão das Finanças, terá apelidado Centeno de "Cristiano Ronaldo do Ecofin". 

Denotando o apoio espanhol ao ministro português, o El Mundo assume que "atualmente, Centeno perfila-se como favorito à presidência da zona euro" após a saída de Dijsselbloem e deixa uma última nota elogiosa. 

"Se as previsões forem cumpridas, a trajetória de Centeno será paralela à evolução do seu país ao longo dos últimos anos, passando de 'peste' da zona euro para uma figura merecedora de respeito dos vizinhos comunitários. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório