Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Vencedor da 2.ª edição do Prémio Paula Rego anunciado na quinta-feira

O vencedor da 2.ª edição do Prémio Paula Rego, no valor de mil euros, ao qual concorreram 38 alunos de Belas Artes, vai ser anunciado na quinta-feira, anunciou hoje a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL).

Vencedor da 2.ª edição do Prémio Paula Rego anunciado na quinta-feira
Notícias ao Minuto

13:12 - 20/11/17 por Lusa

Cultura FBAUL

De acordo com a entidade, das iniciais 85 obras a concurso, a pintora Paula Rego selecionou 38 finalistas que se encontram em exposição até 08 de janeiro de 2018, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

O vencedor do prémio, lançado em 2016, também será escolhido pela pintora, que ficará com a obra para integrar na sua coleção particular, e será anunciado numa cerimónia na Casa das Histórias Paula Rego, às 19:00.

Este desafio foi lançado pela artista plástica portuguesa, radicada em Londres, aos jovens alunos de Belas-Artes para incentivá-los a criar um desenho que conte uma história.

"Eu acho que o desenho -- a ligação que se faz no cérebro ao segurar o lápis, olhar e desenhar alguma coisa -- não é a mesma que se faz ao usar um computador: é muito física e faz descobrir coisas que nunca pensámos serem assim", considera Paula Rego citada num comunicado da FBAUL sobre o galardão.

No ano passado, a estudante Margarida Salvador foi a vencedora da primeira edição.

Para a concretização do Prémio Paula Rego 2017 voltaram a reunir-se a FBAUL, Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) e Fundação D. Luís I (FDLI), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais (CMC) e a colaboração de Nick Willing, filho da artista e realizador do documentário "Paula Rego: Histórias & Segredos", estreado este ano.

As obras finalistas são: "Potty Pot" de Ana Margarida Neto, "Ao colo" de Ana Rita Nunes, "Sobre mover-se" de André Costa, "Gira-sol" de Beatriz Fernandes, "Tríptico Dual" de Camila Roriz, "Retrato de Família" de Carlota Jardim, "Já estive aí" de Catalina Sandulescu, "Espelho Meu" de Catarina Esteves Afonso, "A Velha e a Figueira" de Catarina Mendes, "Morte Esquece Amor" de Diogo Sousa, "Salvação Inesperada" de Filipa Pedroso.

Também estão no conjunto "Aparato Semi-Migratório" de Francisco Cardoso de Menezes, "A espera" de Gabriela Torres, "Longa noite" de João Bernardo Santos, "O Massacre do Quebra-Nozes" de João Rosa, "Uma certa demora" de João Távora, "A casa de férias" de Lígia Fernandes, "Enjoy the Silence" de Luisa da Rocha, "Crocodilo nas Escadas" de Madalena Pequito, "Apo & Calipso" de Mafalda Silvano Aires, "Manhã de Carnaval" de Maïténa Etchebarne, "Piquenique" de Maria Carvalho, "Tuck" de Maria de Brito Matias, "Aula de natação" de Maria Inês Alves, "Le rêve d`Alice" de Mariana Abranches Cruz, "Era de Mariana" Salgado Serra, "Nas poltronas de casa, as donas da casa" de Mariana Malheiro.

"Ms. Mays dream (Greenleaf)" de Mariana Tilly, "Serious Talk About What to Do with the New Born" de Mariana Vinheiras, "De Saudade Erguidas" de Neide Carreira, "Comeste? Sim mãe" de Nicoleta Sandulescu, "Espetáculo" de Pedro Fernandes, "Dorothy, a Caçadora" de Rita Guimarães, "O Caçador" de Sara Tristão, "O Teu Caos é a minha Ordem" de Simão Martinez Pinto, "Interlude" de Sofia Seidi, "Sem título" de Tiago Santos e "Beleza desconstruída" de Vanda Pereira são os restantes finalistas.

Podem concorrer a este prémio todos os alunos inscritos nos cursos do 1.º e 2.º ciclos da FBAUL, com matrícula válida à data da candidatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório