Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Quatro bons motivos para os diabéticos se renderem ao pão integral

O consumo de pão faz parte da rotina diária de grande parte das pessoas, mas aquelas que sofrem de Diabetes devem ter um especial cuidado na escolha do pão ideal.

Quatro bons motivos para os diabéticos se renderem ao pão integral
Notícias ao Minuto

20:30 - 20/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

A partir do momento em que o diagnóstico de diabetes é feito, a alimentação é um dos primeiros alvos de mudança, não fosse aquilo que comemos um fator que continua a ter um duplo papel na doença - seja como potencial causa (diabetes tipo 2) ou como atenuante dos sintomas.

Para uma boa parte dos diabéticos, a exclusão do pão é uma das primeiras decisões a serem tomadas e possivelmente aquela que mais dores de cabeça causa, contudo, a verdade é que este tão tradicional alimento pode continuar a estar presente no plano alimentar das pessoas com a diabetes, desde, claro, que a escolha seja a mais acertada.

Salvo uma recomendação médica em contrário, o pão integral pode e deve continuar a fazer parte da alimentação diária de quem tem diabetes e são quatro os principais motivos para isso acontecer, escreve o Deporte y Vida do jornal espanhol As.

Em primeiro lugar, e por conter elevados níveis de cereais, o pão integral é um hidrato de carbono complexo de absorção lenta, o que, por si só, ajuda a controlar o índice glicémico. Além disso, este tipo de pão consegue ainda 'travar' os picos de glicose, reduzindo assim a necessidade de insulina.

Diz ainda a publicação que uma dieta que inclui alimentos integrais e ricos em cereais está associada a um menor risco de doenças crónicas e que o consumo diário de pão integral também promove uma alimentação saudável e variada, uma vez que trocar o pão 'branco' pelo pão 'escuro' é uma das decisões que mais custa a algumas pessoas.

Porém, importa salientar que os benefícios do pão integral podem ficar facilmente comprometidos quando a escolha do 'recheio' não é de todo saudável, por isso, o melhor é mesmo consultar um médico nutricionista para perceber qual a melhor forma de obter o máximo benefício deste alimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório