Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Videojogo português para crianças com cancro distinguido em concurso

Um videojogo desenvolvido no Porto para promover a atividade física em crianças com cancro conquistou o primeiro lugar e um prémio de 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros) num concurso internacional que distingue tecnologias para doentes oncológicos.

Videojogo português para crianças com cancro distinguido em concurso
Notícias ao Minuto

11:17 - 17/11/17 por Lusa

Tech Prémios

"O Hope pretende responder de forma eficaz a dois problemas existentes em crianças internadas com uma doença oncológica: a ansiedade e o elevado sedentarismo associados à hospitalização", disse à Lusa Hernâni Zão Oliveira, estudante de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigador responsável pelo projeto.

Nesse sentido, foi criado um videojogo para 'tablets' e 'smartphones', que permite ensinar tópicos sobre o cancro através de ferramentas normalmente associadas ao entretenimento, com o intuito de promover o conhecimento sobre a doença e a atividade física para crianças entre os seis e os dez anos, explicou.

Segundo o investigador, os desafios propostos durante o jogo são ultrapassados através de uma tecnologia que possibilita o 'exergaming' (prática de exercício físico durante um jogo virtual), utilizando a câmara frontal dos dispositivos móveis.

"Toda a narrativa e o design deste jogo foram pensados para cruzar a perspetiva realista da doença oncológica, com base em fotorreportagens dos espaços hospitalares, com o mundo fantástico, onde os principais medos da criança se transformam em superpoderes da sua personagem", indicou Hernâni Zão Oliveira.

Tendo em conta as constantes dúvidas e preocupações dos pais e cuidadores, a equipa desenvolveu igualmente uma aplicação móvel para acompanhá-los durante o tratamento da criança.

A informação contida nessa aplicação, contou o aluno, foi trabalhada com técnicas de infografia para tornar mais clara a complexidade científica associada aos procedimentos oncológicos.

A narrativa utilizada no videojogo foi também aplicada nesta aplicação, para que os pais possam utilizar as mesmas metáforas explicativas para dialogarem com a criança sobre a doença.

Hernâni Zão Oliveira conta ter as aplicações disponíveis para utilização no último semestre de 2018.

O videojogo integra o projeto Hope, distinguido no Astellas Oncology C3 Prize, um concurso internacional promovido pela multinacional Astellas Pharma, em parceria com o investidor Robert Herjavec.

A final deste concurso, no qual participaram mais de 160 projetos oriundos de 21 países, decorreu na quarta-feira durante a conferência anual da União Internacional para o Controlo do Cancro - World Cancer Leaders' Summit -, no México.

O projeto português nasceu de uma parceria entre a Universidade do Porto (UP), o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, do Porto, e a 'startup' de comunicação em saúde Bright.

Para o investigador, a conquista deste prémio é um "importante reconhecimento" para divulgar nacional e internacionalmente o potencial português no desenvolvimento de projetos multidisciplinares na área da inovação em literacia em saúde, "um campo de estudo ainda recente, mas altamente pertinente".

O projeto Hope, finalista dos concursos "The Next Big Idea" e do "Prémio Nacional Indústrias Criativas", deu origem ao desenvolvimento do primeiro laboratório português focado na Literacia em Saúde, o LACLIS - Laboratório de Criação em Saúde, sediado no Media Innovation Labs, o centro de competências da UP para os media.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório