Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

A recomendação da Deco e da Google para maior segurança na internet

A encriptação do router da internet para proteção de ataques informáticos que violem a privacidade ou outros cuidados a ter para fazer compras online seguras, são algumas das recomendações da plataforma lançada hoje "Net Viva e Segura".

A recomendação da Deco e da Google para maior segurança na internet
Notícias ao Minuto

14:49 - 16/11/17 por Lusa

Tech Router

"O router de tua casa é o teu meio para te ligares à Internet. Por isso, é imprescindível protegê-lo de ataques que possam pôr em perigo a tua privacidade", lê-se na plataforma disponível em http://www.deco.proteste.pt/netvivaesegura/, criada em conjunto pela Google e pela Deco Proteste, com o objetivo de promover uma maior segurança na internet e sensibilizar para a importância de proteger a privacidade dos utilizadores na rede.

A plataforma contém recomendações de segurança, explicadas passo a passo, sobre a ligação à internet, através do 'router' (ou encaminhador, equipamento que permite a comunicação entre dispositivos de redes diferentes), os dispositivos, as contas, a privacidade ou compras na internet.

Na página é realçado que as crianças estão expostas a ameaças maiores, pelo que recomenda aos pais e tutores as precauções que tomariam "se estivessem na rua ou num centro comercial".

"Avisamos sempre as crianças para não irem com desconhecidos, damos-lhes a mão para atravessar a estrada e não as perdemos de vista se estiverem no parque. Porque não tomar as mesmas precauções quando navegam na internet?", questiona.

Outros dos objetivos é promover o debate nas escolas e o esclarecimento dos alunos, através de conferências 'NETtalks', uma iniciativa nacional que convida a comunidade educativa a refletir sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros e em respeito pela privacidade dos dados pessoais, no acesso à internet.

A primeira conferência decorreu esta manhã na Escola Secundária Camões, em Lisboa, com o objetivo da dar informação e dicas importantes para internautas sobre conexões seguras, dispositivos a salvo, privacidade na rede, transações e compras, aplicações e jogos.

Os alunos com idades entre os 16 e os 22 anos podem ainda participar num concurso, para elaborar um vídeo sobre o tema com o apoio dos professores, cujos vencedores serão anunciados em abril.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório