Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Moche XL eSports. O primeiro grande evento de eSports está a chegar

Terá lugar em 2018 e está a cargo dos mesmo responsáveis pela XL Party e do Lisboa Games Week.

Moche XL eSports. O primeiro grande evento de eSports está a chegar

O crescimento dos videojogos nos últimos anos tem-se feito não só no que diz respeito a vendas mas sobretudo do ponto de vista da comunidade de jogadores. Alicerçados nas plataformas online, os jogos de competição começaram a ganhar terreno, transformando-se no movimento hoje conhecido por eSports.

A nível internacional, este fenómeno tem sido devidamente acompanhado de grandes eventos, repletos não só de jogadores profissionais como também de fãs que seguem os campeonatos a partir das plataformas de streaming. Apesar do grande (e cada vez maior) número de jogadores em Portugal, tem faltado no nosso país um evento desta envergadura. Felizmente, só teremos de esperar até junho de 2018.

Em declarações ao Tech ao Minuto, Pedro Silveira, da E2tech, confirmou que será concretizado o Moche XL eSports, um evento de eSports que terá lugar na Altice Arena, Lisboa, nos dias 9 e 10 de junho do próximo ano.

“O objetivo é fazer um grande evento de eSports em Portugal, de competições de videojogos, que não existe neste momento. Lá estarão os youtubers, lá estará a PlayStation, lá estará a Nintendo,… sendo que eles também terão as suas competições”, contou Pedro Silveira.

A intenção é que esta seja apenas a primeira edição do Moche XL eSports, com a organização a esperar que o evento tenha um grande impacto no panorama atual dos eventos de videojogos. “Queremos mostrar que isto não é uma brincadeira, que os eSports chegaram e que são imparáveis. As pessoas terão de perceber que isto é o futuro”, afirma Pedro Silveira.

Há espaço para os eSports?

Questionado sobre as perspetivas para o evento, Pedro Silveira parece não ter dúvidas do sucesso, apontando a experiência da E2tech com a organização de outros eventos do género, não só o Lisboa Games Week como também da já icónica XL Party. Na verdade, Pedro aponta que o Moche XL eSports é como que “um sucessor da XL Party”, algo que deverá agradar aos jogadores mais veteranos.

“Havia muita gente a falar que queria fazer [um evento deste tipo] e eu sabia. Mas também sabia quais seriam as dificuldades para fazer uma coisa deste género”, concede. “Conheço muito bem este mercado e nunca quis avançar por ser cedo demais, porque não estavam reunidas as condições para tal. E neste momento as condições já estão reunidas para que seja uma coisa em grande.”

O objetivo passa não só por apelar às equipas de eSports atuais do nosso país como também a equipas de outros países. Quem sabe, tornar o Moche XL eSports parte do circuito internacional de competições de desportos eletrónicos.

Independentemente do impacto desta primeira edição, a organização tem a ambição que o Moche XL eSports seja o primeiro de muitos eventos do género em Portugal. “É o regresso em XL”, promete Pedro Silveira.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório