Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Lisboa: Número de infetados pela legionella sobe para 53

Direção-geral de Saúde faz nova atualização do número de doentes infetados pela Doença dos Legionários, que sobe para 53. Seis doentes continuam internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Lisboa: Número de infetados pela legionella sobe para 53
Notícias ao Minuto

15:18 - 15/11/17 por Anabela de Sousa Dantas

País DGS

A Direção-geral de Saúde (DGS) voltou esta quarta-feira a rever em alta o número de doentes infetados por Legionella, que subiu para 53. Há seis pessoas internadas na Unidade de Cuidados Intensivos, número que se mantém, para já, inalterado.

A autoridade de saúde revela ainda outros dados preliminares e ainda sujeitos a validação: 14 doentes já tiveram alta clínica e 28 estão atualmente internados em enfermaria.

Recorde-se que já morreram cinco pessoas em consequência do surto da Doença dos Legionários no Hospital de São Francisco Xavier, que começou no dia 31 de outubro. As mortes ocorreram a 6 (dois óbitos), 9, 10 e 12 de novembro.

A 'legionella' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

[Notícia atualizada às 15h23]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório