Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Não é celíaco, mas é sensível ao glúten? O culpado chama-se frutano

A sensibilidade ao glúten sem diagnóstico de doença celíaca pode ser o resultado de uma intolerância a hidratos de carbono.

Não é celíaco, mas é sensível ao glúten? O culpado chama-se frutano
Notícias ao Minuto

19:08 - 14/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Se há uns anos a exclusão do glúten era algo que apenas fazia parte da rotina das pessoas com a doença celíaca (uma patologia autoimune), nos dias que correm são cada vez mais os casos em que a eliminação de alimentos com este conjunto de proteínas de origem cereal é feita por conta própria e sem qualquer aconselhamento médico.

A moda do 'sem glúten' é transversal a todo o mundo, mas a verdade é que é mesmo possível ter algum tipo de sensibilidade ao glúten sem, de facto, se ser celíaco.

Mas, se as pessoas não são celíacas porque é que reagem mal ao glúten? A resposta foi dada recentemente por um estudo na Universidade de Monash (na Austrália), em que o dedo é apontado ao frutano, um açúcar presente nos hidratos de carbono fermentáveis e que tende a ser pouco ou nada digerível.

Publicado na revista científica Gastroenterology, o estudo teve por base a participação de 59 adultos não celíacos, mas que tinham excluído por iniciativa própria esta proteína vegetal devido a um desconforto intestinal.

Todos os participantes foram convidados a comer ao longo de sete dias três barras de cereais diferentes, uma delas com glúten, outra com frutano e outra sem qualquer um destes nutrientes. Nenhum dos participantes sabia qual a composição das barras de cereais, lê-se no Science Alert.

Depois desta fase de ingestão dos alimentos de teste, os cientistas notaram que as barras com frutano causaram 15% mais inchaço e desencadearam ainda um aumento dos sintomas gastrointestinais na ordem dos 13%. A barra com glúten e a que serviu de controlo não surtiram quaisquer efeitos nos participantes.

O frutano - que pode ser encontrado no trigo, na cevada, no centeio, na cebola, no alho, no grão-de-bico, etc. - é um hidrato de carbono de cadeia curta e encaixa naquilo a que se chama em inglês de FODMAP.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório