Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ministro da Educação falha audição parlamentar devido a internamento

O ministro da Educação vai faltar à audição parlamentar de discussão na especialidade do Orçamento do Estado, prevista para quarta-feira, na sequência do internamento hospitalar de Tiago Brandão Rodrigues por tempo ainda indeterminado, disse à Lusa fonte oficial.

Ministro da Educação falha audição parlamentar devido a internamento
Notícias ao Minuto

13:07 - 14/11/17 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política OE2018

Segundo a mesma fonte, Tiago Brandão Rodrigues foi internado hoje de manhã numa unidade do Serviço Nacional de Saúde em Lisboa, com o diagnóstico de síndrome vestibular aguda.

O governante cancelou a agenda prevista para hoje e vai ficar sob vigilância e investigação médica nos próximos dias.

A audição do ministro da Educação coincidia com uma greve e manifestação junto do Parlamento, convocadas pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e pela Federação Nacional da Educação (FNE) e outros sindicatos.

Entretanto, a Fenprof já fez saber que, não obstante a condição de saúde de Tiago Brandão Rodrigues, manterá a greve e a manifestação agendada para amanhã junto ao Parlamento. "A nossa luta não é contra o ministro, é contra o Orçamento do Estado", sustentou Mário Nogueira.

Esta manhã, as mesmas organizações sindicais tinham já dado conta de que haviam sido chamadas esta terça-feira para uma reunião de emergência convocada pelo Governo.

O encontro decorrerá a partir das 15h30 no Ministério da Educação e presentes estarão a secretária de Estado da Administração e Emprego Público e a secretária de Estado Adjunta e da Educação. 

A Fenprof sublinha, em comunicado enviado às redações, que a reunião “não tem agenda” e que, por isso, não alimenta "grandes expetativas", até porque é necessário um “acordo político, inequívoco, em relação ao descongelamento das carreiras”, defende, algo que “exige a presença do ministro da Educação que, contudo, estará ausente”. A informação acerca do internamento hospitalar de Tiago Brandão Rodrigues, refira-se, é subsequente a esta nota do sindicato.

Recorde-se que esta reunião é marcada menos de 24 horas antes de os professores fazerem greve. Em cima da mesa de negociações vão estar o “descongelamento das carreiras” e o “compromisso de desenvolvimento de processos negociais relativos a aposentação, horários de trabalho e concursos”.

Síndrome Vestibular Aguda, o que é?

A Síndrome Vestibular Aguda caracteriza-se por tonturas e vertigens, que se manifestam de forma aguda durante segundos ou minutos, mas que podem prolongar-se durante horas, e são acompanhadas por vómitos, dificuldade em manter o equilíbrio, intolerância a movimentos da cabeça e perturbações da visão provocadas por movimentos descontrolados do globo ocular.

O sistema vestibular faz parte do 'labirinto' do ouvido interior e é constituído por estruturas membranosas associadas ao sentido do equilíbrio e orientação espacial.

[Notícia atualizada às 14h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório