Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Novo posto para GNR de Peniche é prioridade do Governo para 2018

A construção de um novo posto para a GNR de Peniche, cujas atuais instalações estão degradadas há mais de 10 anos, é uma das prioridades para 2018, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Novo posto para GNR de Peniche é prioridade do Governo para 2018
Notícias ao Minuto

12:49 - 14/11/17 por Lusa

País Instalações

"O investimento para construção do Posto Territorial de Peniche da GNR encontra-se previsto na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para o ano 2018", afirmou o MAI em esclarecimentos pedidos pela agência Lusa.

O projeto ainda vai ser elaborado, pelo que a tutela não tem uma estimativa sobre para o lançamento do concurso público.

Na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, revelou que o Governo tem um investimento de 500 mil euros para Peniche, em resposta ao deputado do PS António Sales, eleito pelo círculo de Leiria.

O deputado defendeu que, no distrito de Leiria, a prioridade de investimento deve ir para os postos territoriais da GNR de Peniche, de Óbidos e de Pedrógão Grande, bem como para o comando distrital de Leiria da PSP.

Nos esclarecimentos à Lusa, o MAI admitiu que o atual posto da GNR na cidade de Peniche "não apresenta as condições adequadas para o desempenho da missão de uma força de segurança".

Por isso, reconheceu a necessidade de construir novas instalações para "criar todas as condições para garantir o exercício das funções policiais com dignidade, que salvaguarde a operacionalidade das forças de segurança e que assegure a proteção da liberdade e da segurança das pessoas e seus bens".

O edifício tem mais de cem anos e está degradado, motivo pelo qual a Câmara de Peniche já há mais de 10 anos disponibilizou um terreno na freguesia da Atouguia da Baleia para a construção de um novo posto.

A Associação dos Profissionais da Guarda chegou a denunciar que "chove nos dormitórios e o chuveiro para tomar banho encontra-se a menos de meio metro da sanita e a um metro da botija de gás, num cubículo com pouco mais de dois metros quadrados", situação que se mantém.

O novo posto vai ser deslocalizado da cidade, área de intervenção da PSP, para a zona rural do concelho.

É intenção do MAI vir a protocolar com o município de Peniche os procedimentos inerentes à empreitada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório