Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

'Sámi Blood' da sueca Amanda Kernell vence 11.º prémio europeu Lux

O filme 'Sámi Blood', da realizadora sueca Amanda Kernell, venceu hoje a 11.ª edição do prémio Lux, atribuído pelo Parlamento Europeu (PE), que financia ainda a legendagem dos três finalistas nas 24 línguas oficiais da União Europeia (UE).

'Sámi Blood' da sueca Amanda Kernell vence 11.º prémio europeu Lux
Notícias ao Minuto

18:00 - 14/11/17 por Lusa

Cultura Filmes

O vencedor do prémio Lux 2017 é uma coprodução entre a Suécia, a Noruega e a Dinamarca e foi escolhido pelos eurodeputados entre os três finalistas, sendo os outros "BPM (Batimentos por minuto)" (França), de Robin Campillo, e "Western" (Alemanha, Bulgária, Áustria), de Valeska Grisebach.

Para além de custear a legendagem dos três filmes, o PE financia ainda a adaptação do vencedor para as pessoas com incapacidades visuais ou auditivas.

"Sámi Blood" conta a história de uma jovem sami que sonha com uma vida diferente e abandona a sua comunidade, enfrentando atitudes racistas relativamente à sua identidade.

O prémio Lux foi criado pelo PE em 2007 para promover a produção cinematográfica europeia, fomentando a distribuição de filmes europeus na UE e estimulando o debate em torno de temas atuais.

Todos os anos são nomeados três finalistas entre os filmes europeus cujo conteúdo verse a atualidade da integração europeia e temáticas controversas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório