Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Trudeau preocupado com direitos humanos na campanha filipina antidrogas

O primeiro-ministro do Canadá disse hoje, após uma reunião com o Presidente filipino, estar preocupado com os direitos humanos e homicídios extrajudiciais no âmbito da campanha antidrogas nas Filipinas, que já matou milhares de suspeitos.

Trudeau preocupado com direitos humanos na campanha filipina antidrogas
Notícias ao Minuto

11:35 - 14/11/17 por Lusa

Mundo Canadá

As declarações de Justin Trudeau surgiram numa conferência de imprensa à margem de uma cimeira regional na capital das Filipinas.

O primeiro-ministro canadiano é o primeiro dos 20 líderes presentes na cimeira desta semana da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) a dizer publicamente que levantou estas questões delicadas junto do líder filipino, Rodrigo Duterte.

"Eu sensibilizei-o para a necessidade de respeitar o estado de direito e, como sempre, ofereci o apoio do Canadá e ajuda como amigo para avançar naquilo que é um verdadeiro desafio", disse Trudeau na conferência de imprensa.

O primeiro-ministro canadiano clarificou que mencionou "os direitos humanos, o estado de direito e especialmente os homicídios extrajudiciais como sendo um problema com que o Canadá está preocupado".

De acordo com Trudeau, Duterte foi recetivo às suas críticas e o diálogo foi cordial e positivo.

A polémica campanha contra o narcotráfico lançada por Duterte já causou milhares de mortos, com organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos a afirmarem que a polícia filipina executa consumidores e passadores de droga, bem como elementos das suas famílias.

Mais de 3.900 suspeitos foram já abatidos pela polícia.

Estima-se que o número total de mortes seja superior a 9.000 se somados os homicídios de supostos toxicodependentes e traficantes atribuídos a indivíduos ou patrulhas de moradores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório