Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Comunistas preparam congresso para constituir o partido das FARC

Comunistas da Venezuela e da Colômbia estão a preparar um congresso para constituir o partido das Forças Alternativas Revolucionárias Comuns (FARC), que deverá realizar-se em território venezuelano nos próximos três meses.

Comunistas preparam congresso para constituir o partido das FARC
Notícias ao Minuto

03:18 - 14/11/17 por Lusa

Mundo Venezuela

A decisão de avançar com o partido FARC teve lugar durante uma reunião de grupos comunistas dos 23 Estados da Venezuela, que decorreu no último fim-de-semana, na cidade venezuelana de Maracay, Estado de Arágua, 100 quilómetros a oeste de Caracas.

"Hoje arranca um novo furação. Vamos acabar com as fronteiras porque em [Simon] Bolívar [político venezuelano que teve um papel predominante na independência de vários países da América Latina] cabemos todos. Somos cidadãos da Pátria Grande", disse o venezuelano José Gregório Hernández, citado num comunicado do Partido Comunista da Colômbia.

Lina Daza, uma das dirigentes das mesas de trabalho, explicou que o novo partido "nasce, seguindo as conclusões do Acordo de Paz assinado entre as FARC [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] com o Estado colombiano".

"Denunciamos o incumprimento do Governo de [Juan Manuel] Santos [Presidente da Colômbia] e a sabotagem do parlamento colombiano como uma vergonhosa manobra da politiquice do 'uribismo' [de Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia] e de outros setores paramilitares, inimigos da paz", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório