Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Exportações de vinhos do Alentejo sobem 22% até setembro

As exportações de vinhos do Alentejo aumentaram 21,8% em valor e 11,2% em quantidade nos primeiros nove meses deste ano, em comparação com igual período de 2016, revelou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Exportações de vinhos do Alentejo sobem 22% até setembro
Notícias ao Minuto

17:08 - 13/11/17 por Lusa

Economia CVRA

Em termos de valor, segundo a CVRA, o maior aumento percentual aconteceu no 1.º trimestre, com mais 30,5%, passando para 30% no 2.º trimestre, e para 7,4% no terceiro trimestre, face aos mesmos períodos do ano transato.

Já no que respeita ao volume (ou quantidade), o aumento global de 11,8%, nos primeiros nove meses de 2017, foi alcançado graças às subidas de 19,9% e de 20,7%, nos 1.º e 2.º trimestres, respetivamente, e apesar de um decréscimo de 4,9% no 3.º trimestre.

O preço médio por litro dos vinhos do Alentejo nos mercados externos, realçou também a CVRA, cresceu quase 10%, com os importadores internacionais a pagarem, "em média, acima de três euros por garrafa de DOC Alentejano e 2,14 euros pelo Regional Alentejano".

"Os crescimentos alcançados até setembro demonstram que a qualidade dos vinhos do Alentejo é reconhecida nos mercados internacionais, com importadores e consumidores dispostos a pagar mais por cada garrafa", argumentou o presidente da CVRA, Francisco Mateus.

O mesmo responsável acrescentou que "os 10 principais mercados estão todos a subir no preço médio".

Perante estes dados, 2017 pode vir a "ser o melhor ano na exportação" para os vinhos da região alentejana, frisou a CVRA.

"Com este crescimento, o ano de 2017 está cada vez mais perto de ser o melhor ano na exportação", até porque "o valor atingido até setembro corresponde a 80% do total do ano passado", indicou Francisco Mateus.

Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França constituem o 'top 5' do "ranking" dos países importadores dos vinhos alentejanos, representando 57% do valor e 55% da quantidade vendida para os mercados externos.

"Os mercados fora da Europa comunitária são os principais compradores e também aqueles que melhor pagam" por cada garrafa de vinho exportada pelas adegas alentejanas, destacou a comissão vitivinícola.

No global, os vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano chegam a 112 mercados internacionais, tendo a quantidade exportada duplicado nos últimos 10 anos.

Criada em 1989, a CVRA é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

A comissão é também responsável pela promoção dos vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha e um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório