Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Assédio sexual afeta jovens da mesma forma. Mas há uma diferença

Nunca se falou tanto de assédio sexual como se fala desde que rebentou o escândalo em Hollywood.

Assédio sexual afeta jovens da mesma forma. Mas há uma diferença
Notícias ao Minuto

22:03 - 13/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Homens que assediam homens, homens que assediam mulheres, mulheres que assediam mulheres, mulheres que assediam homens. O assédio sexual não escolhe género, idade, momento ou posição social.

O assédio sexual, muitas vezes de forma verbal, é uma constante nos dias de hoje e o impacto na pessoa assediada é maior do que alguma vez imaginado. Mas reagem eles e elas da mesma forma? Sim... mas com uma ligeira diferença.

Apesar de o assédio ser altamente negativo numa pessoa, é quando esta ainda é adolescente que se dá a fase mais crítica em ambos os géneros. Tanto os rapazes como as raparigas tendem a assediar, mas também a ficarem afetados quando são alvo de assédio. Mas, na verdade é que são elas quem mais sofrem impactos psicológicos.

Estas são as conclusões de um recente estudo realizado junto de três mil estudantes e que teve por base a análise do assédio não físico entre pares. A investigação foi publicada na revista científica International Journal ou Public Health.

De acordo com o estudo, que olhou para o assédio entre colegas de escola da mesma idade, conta o site Bustle, 62% dos inquiridos confessou que o assédio sexual não físico é desagradável e ofensivo, contudo, mesmo com níveis idênticos de assédio entre géneros, foram elas que mais relataram episódios de 'olhares sexuais desagradáveis'.

Mas se o assédio afeta negativamente tanto os rapazes como as raparigas, porque é que elas dizem sofrer mais com este tipo de situações? A resposta, dizem os cientistas, devem-se ao facto de as raparigas terem uma ligação mais direta com estados de baixa autoestima, o que faz com que o impacto seja ainda mais notório do que com os rapazes. Fatores como ser imigrante, ter pais divorciados ou não ser heterossexual agravam o estado das raparigas, mas não dos rapazes alvo de assédio.

Apesar de o estudo se ter centrado numa faixa etária específica - e conhecida pelas oscilações de temperamento -, a verdade é que os resultados podem bem espelhar a realidade da vida adulta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório