Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Muito mais do que um antigripal. Eis a importância da vitamina C

Se apenas dá valor à vitamina C quando surgem os primeiros espirros, então fique a saber que esta vitamina deve ser protagonista durante todo o ano.

Muito mais do que um antigripal. Eis a importância da vitamina C
Notícias ao Minuto

14:30 - 13/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Associada comummente à laranja, a vitamina C é um dos micronutrientes mais consumidos nos períodos de gripes e constipações. Mas o seu poder vai muito além da capacidade antigripal e o seu consumo deve ser feito de forma regular e constante ao longo de todo o ano.

Presente também em alimentos como o morango, o kiwi, os brócolos, a papaia, o tomate, a manga e o pimento, a vitamina C é fundamental para a absorção eficaz do ferro - sendo, por isso, uma das vitaminas mais importantes de quem segue uma padrão alimentar vegetariano ou vegan ou para quem tem problemas de anemia -, mas não só: o ser elevado poder antioxidante ajuda a combater o envelhecimento precoce, seja interno ou externo.

Esta vitamina, quando presente no organismo, é capaz de eliminar as moléculas destrutivas, lê-se no Deporte y Vida do jornal espanhol As, que destaca ainda a sua capacidade de reforçar o sistema imunitário, sendo, por isso, uma excelente aliada nos períodos de gripe e constipações e na recuperação de outras patologias que possam enfraquecer o sistema imunitário.

Vários estudos têm já avaliado o verdadeiro impacto da vitamina C no corpo humano e alguns defendem mesmo a sua capacidade de reduzir a dor muscular causada por atividades físicas intensas.

A circulação sanguínea fica também melhorada, assim como o processo de cicatrização acelerado e o bom estado das cartilagens.

Apesar de a dose diária recomendada ser de 75 a 90 mg por dia - valor que pode variar consoante recomendação médica -, a toma em excesso desta vitamina não apresenta um risco para a saúde, embora deva ser importante ter em conta a importância de outros nutrientes e de obter ao máximo uma dieta e suplementação equilibrada. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório