Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Dia da Diabetes dedicado às mulheres e ao seu direito à saúde

O Dia Mundial da Diabetes, que se assinala esta quarta-feira, é este ano dedicado às mulheres e pretende ser uma chamada de atenção para o seu direito a um futuro saudável.

Dia da Diabetes dedicado às mulheres e ao seu direito à saúde
Notícias ao Minuto

07:00 - 14/11/17 por Lusa

Lifestyle Carreira

A efeméride, criada em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), vai ser assinalada em vários países e com iniciativas que pretendem chamar a atenção para uma doença que, em Portugal, atinge um milhão de portugueses entre os 20 e os 29 anos.

Em Portugal, a doença atinge mais os homens (15,9%) do que as mulheres (10,9%). Em todo o mundo, são cerca de 200 milhões as mulheres que sofrem desta doença.

A doença atinge contornos particularmente importantes na mulher, tendo em conta que um em cada seis partos é afetado pela diabetes gestacional e que esta aumenta o risco de, mais tarde, a mulher vir a sofrer de diabetes tipo 2.

Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, publicado em 2016, refere que a prevalência da diabetes gestacional em 2015 foi de 7,2% da população parturiente do Serviço Nacional da Saúde (SNS), registando um acréscimo significativo do número absoluto de casos registados, comparativamente ao ano anterior.

"Verifica-se ainda que a prevalência da diabetes gestacional aumenta com a idade das parturientes, atingindo os 15,9% nas mulheres com idade superior a 40 anos", lê-se no documento.

O Dia Mundial da Diabetes será assinalado com várias iniciativas em Portugal, como a conferência 'A Mulher e a Diabetes', promovida pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), e que abordará temáticas relacionadas com a sociedade, o universo da mulher e a diabetes.

Outra forma de assinalar a efeméride será a iniciativa 'Prato Azul - Comer Informado', no Mercado de Campo de Ourique, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para hábitos de vida mais saudáveis, nomeadamente na alimentação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório