Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Costa espera que novo terminal de cruzeiros gere turismo 365 dias por ano

O primeiro-ministro discursava durante a inauguração do novo terminal de cruzeiros de Lisboa.

Costa espera que novo terminal de cruzeiros gere turismo 365 dias por ano
Notícias ao Minuto

12:20 - 10/11/17 por Notícias Ao Minuto

País Turismo

Inicialmente entraria em funcionamento em maio, depois no verão. Após meses de espera, o novo terminal de cruzeiros de Lisboa foi inaugurado hoje de manhã. Da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, a o terminal representou um investimento de 77 milhões de euros (54 por parte da Administração do Porto de Lisboa e 23 por parte da Lisbon Cruise Terminals).

No discurso de inauguração, o primeiro-ministro, António Costa, referiu o importância de o setor do turismo representar 7% da economia nacional, mas sublinhou que "é possível reforçar ainda mais" esse peso.

Desta  forma, António Costa explicou que para aumentar a atratividade de turismo é necessário "diversificar a oferta", é necessário mostrar que Portugal "não é só sol e praia, mas que pelo contrário tem uma oferta que permite ocupar e gerar riqueza 365 dias por ano".

Segundo o primeiro-ministro, a atividade de cruzeiros a nível mundial aumentou 62% nos últimos 10 anos, mas continua a ser uma pequena parcela do turismo português.

"Uma atividade que está em grande crescimento a nível mundial, com a posição geoestratégica do nosso pais, que é um ponto de encontro das rotas do Atlântico e do Mediterrâneo, tem condições únicas para ser uma área de franco crescimento económico", afirmou, acrescentando que "a criação deste novo terminal potencia as condições para ter um crescimento ainda mais sustentado do turismo".

Outro dos pontos do discurso de Costa foi o uso do terminal para chamar a atenção para os acordos políticos alargados para a concretização de grandes infraestruturas necessárias. "Isto deve fazer entender o país por que razão em matéria de grandes investimentos em infraestruturas é necessário haver acordos", disse.

Por fim, António Costa deu conta de uma nova prática por parte dos inspetores do SEF, que passam a "ter os inspetores embarcados no último posto de origem de forma a que o controlo se faça ainda a bordo", o que segundo o primeiro-ministro dará hipótese a que quem vem nos cruzeiros não perca tanto tempo com questões burocráticas quando chegar ao país.

O Queen Victoria, o Jewel of the Seas e o MSC Poesia são os três navios cruzeiro que vão inaugurar o novo terminal de cruzeiros. A estimativa da Administração do Porto de Lisboa aponta para que 617 mil turistas entrem em Lisboa pelo porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório