Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sobe para três o número de mortos do surto do São Francisco Xavier

O número de mortos por legionella no âmbito do surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para três, anunciou hoje a Direção-geral da Saúde (DGS). Trata-se de uma mulher de 68 anos. Óbito ocorreu durante a noite.

Sobe para três o número de mortos do surto do São Francisco Xavier
Notícias ao Minuto

09:54 - 10/11/17 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Legionella

Morreu mais uma pessoa vítima do surto de legionella. Trata-se de uma mulher de 68 anos, que morreu durante a noite. A informação sobre a terceira vítima mortal foi adiantada esta manhã pela diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas anunciou também que o número de infetados por legionella aumentou para 43, mais dois casos do aqueles que haviam sido avançados ontem, enfatizando que todos os pacientes têm doenças crónicas associadas.

A responsável fez ainda saber que estima que o surto esteja em fase decrescente e que o número de novos casos diários passe a ser esporádico, podendo ser dado como controlado dentro de "poucos dias".

O surto de legionella, recorde-se, foi identificado na sexta-feira passada, no Hospital São Francisco Xavier.

A maioria dos casos deste surto ocorreu em mulheres (63%) e mais de 70% dos doentes infetados têm 70 ou mais anos.

Segundo a DGS, o primeiro caso de diagnóstico da doença dos legionários foi confirmado a 31 de outubro. Na terça-feira, o ministro da Saúde disse que a origem do foco de legionella em Lisboa foi o hospital São Francisco Xavier, considerando que as primeiras evidências apontavam logo para uma emissão dentro do perímetro da unidade hospitalar.

O Ministério Público está a investigar o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório