Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Taxa turística? "Deve haver menos turistas a pagarem mais"

Miguel Sousa Tavares mostra-se favorável ao aumento da taxa turística em Lisboa. Para o comentador, que defende turismo de qualidade, o valor até deveria ser mais do que o dobro da taxa atual.

Taxa turística? "Deve haver menos turistas a pagarem mais"
Notícias ao Minuto

21:35 - 06/11/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Miguel Sousa Tavares

O autarca Fernando Medina já admitiu aumentar o valor da taxa turística em Lisboa, mas isso poderá acontecer só a partir de janeiro de 2019. Miguel Sousa Tavares não só concorda, como considera que até deveria ser superior.

Não produzimos petróleo em Portugal, nem temos minas de ouro, infelizmente. Mas estamos no dia 6 de novembro e estão 25 graus de temperatura e sol. Acho que faz sentido, não é subir para dois euros, é subir para mais. Porque, sem querer ser classificado de turismofóbico, como diz Rui Moreira, a cidade, falemos só de Lisboa, tem investido brutalmente em condições para receber os turistas e os turistas têm devolvido vindo cá”, disse na antena do 'Jornal da Noite' da SIC.

Até porque, sustentou Sousa Tavares, a receita que a cidade teria ainda assim seria insuficiente para compensar o investimento que tem sido feito nos últimos anos.

“Esta taxa significa nada, são 15 milhões de receita para a Câmara, não chega nem de longe para pagar os investimentos que foram feitos para tornar Lisboa uma cidade mais atraente do ponto de vista turístico. Por exemplo, o novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, só isso custou muito mais. Toda a zona antiga da cidade foi recuperada, é habitada pelos turistas, muito mais do que pelos lisboetas”, salientou Miguel Sousa Tavares.

Acho muito bem que paguem, até porque para mim a chave de um turismo de qualidade, não é a quantidade de turistas mas a qualidade, ou seja a receita que eles dão”, acrescentou.

Neste sentido, Sousa Tavares criticou de seguida o facto de Fernando Medina só estar a pensar aumentar a taxa em 2019.

Talvez seja ainda herança do discurso do antigo ministro Pires de Lima sobre as taxas e taxinhas, quando António Costa ainda era presidente da Câmara. Mas acho ridículo. Acho que o pior que poderia acontecer em Lisboa, ou no Porto, ou no país em geral, foi o que aconteceu no Algarve que é ter que multiplicar o número de turistas para manter o mesmo nível de receitas. Acho que deve haver menos turistas a pagarem mais”, realçou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório