Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Sempre cansado? A culpa pode ser das hormonas

Será que o seu sistema hormonal está a funcionar corretamente?

Sempre cansado? A culpa pode ser das hormonas
Notícias ao Minuto

22:00 - 02/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Todo o funcionamento do corpo humano depende das hormonas, secreções da glândula endócrina que se assumem como determinantes na saúde e bem-estar. Embora o sistema hormonal esteja sempre ativo, é à noite que o bom funcionamento é 'decidido', uma vez que a qualidade do sono vai determinar o quão boa será a produção das hormonas.

Mas se a qualidade do sono afeta as hormonas, também as hormonas afetam a qualidade do sono... e não só. Como explica o site Bustle, a sensação constante de cansaço em nada pode ter a ver com o trabalho ou até com a prática de atividade física, pode, sim, ser a consequência de um estado hormonal descontrolado, com especial destaque para o cortisol.

Aquela que é a hormona do stress é capaz de ativar o estado de alerta, ansiedade e nervosismo, afetando a qualidade do sono e, por consequência, agravando a sensação de cansaço, podendo mesmo dar origem à fadiga adrenal.

A sensação constante de cansaço - e sem um motivo aparente - pode ainda ser causada por uma queda dos níveis de estrogénio ou quando se dá uma resistência à leptina, a hormona da saciedade. Como explica o site, a resistência à leptina é um trantorno que leva ao impedimento da produção desta hormona, causando uma sensação constante de fome, mas também a sensação de cansaço e até de doença.

Responsável pelo relógio circadiano, a melatonina é uma outra hormona com implicações diretas na sensação de cansaço, uma vez que tanto pode afetar a capacidade de dormir à noite, como pode aumentar a sensação de sono ao longo do dia.

Diz ainda a publicação que os baixos níveis de insulina estão também relacionados com os baixos níveis de energia, sendo, por isso, a fadiga crónica uma das consequências mais comuns da Diabetes... mas não só: também os problemas de tiróide podem interferir negativamente com os níveis de energia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório