Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Supremo adia audiências ao parlamento catalão para 9 de novembro

Decisão dá tempo aos membros destituídos da Generalitat para prepararem melhor a sua defesa, após as acusações de "rebelião, sedição e fraude".

Supremo adia audiências ao parlamento catalão para 9 de novembro
Notícias ao Minuto

10:12 - 02/11/17 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Justiça

O juiz do Tribunal Supremo de Espanha, que vai ouvir os membros do parlamento catalão, decidiu adiar as audiências que estavam marcadas para esta manhã para a próxima semana,  mais precisamente para 9 de novembro, de acordo com o La Vanguardia. 

Carme Forcadell, a presidente do parlamento da Catalunha, e os restantes membros Lluís Corominas, Anna Simó, Ramona Barrufet, Lluís Guiño e Joan Josep Nuet, responderam à convocação do tribunal. 

No entanto, o juiz Pablo Llarena respondeu de forma positiva ao pedido dos advogados de defesa dos membros do Parlamento para conceder-lhes mais tempo para preparem melhor as suas defesas, já que as notificações para se apresentarem no tribunal foram recebidas com poucos dias de antecedência. 

O Ministério Público não se opôs ao pedido de adiamento, mas pediu como medida cautelar a vigilância policial para Forcadell e os cinco membros da Mesa do parlamento regional.

O parlamento regional da Catalunha aprovou na passada sexta-feira a independência da região, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupava.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita), apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou no sábado a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o governo catalão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório