Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Raridade" lusa nos destroços de nau: O astrolábio mais antigo do mundo

Objeto é português e é o mais antigo do mundo entre este tipo de ferramentas de navegação.

"Raridade" lusa nos destroços de nau: O astrolábio mais antigo do mundo
Notícias ao Minuto

12:43 - 24/10/17 por Pedro Filipe Pina

País Esmeralda

Esmeralda é uma nau que integrou a comitiva de Vasco da Gama, naquela que foi a primeira viagem inteiramente por mar da Europa até à Índia. Afundada em 1503 no Oceano Índico, tornou-se um dos objetos de interesse de arqueólogos. E entre os seus segredos há uma raridade que fascina o homem que está a liderar a expedição aos destroços.

David Mearns, da Blue Water Recovery, falou à BBC deste pequeno disco de bronze que o tem fascinado.

Em causa está um astrolábio de 17,5 cm de diâmetro e apenas dois milímetros de grossura, uma ferramenta de navegação que os exploradores portugueses usavam no tempo dos Descobrimentos e que permitia medir a altura do sol.

Haverá 108 do género catalogados no mundo inteiro. E o mais antigo é este que a equipa de David Mearns descobriu na nau Esmeralda.

"É um grande privilégio encontrar algo tão raro, algo tão historicamente importante, algo que vai ser estudado pela comunidade arqueológica", afirmou.

O astrolábio em causa datará de entre 1494 a 1500 e continha o símbolo de D. Manuel I, 'O Venturoso', o rei português que reinava na altura da viagem de Vasco da Gama e do anúncio da descoberta do Brasil por exploradores portugueses.

À BBC, o investigador conta que percebeu desde cedo que tinha algo importante em mãos. "Era algo como nunca tinha visto e soube de imediato que era importante", recorda, ao falar de quando identificou o emblema do rei.

Foi uma posterior análise mais detalhada que permitiu identificar os traços deste astrolábio, que antecede em cerca de três décadas aqueles que eram considerados os astrolábios mais antigos a terem sido descobertos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório