Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Abordagem gráfica europeia dos anjos em exposição no Museu de Arte Antiga

Uma exposição com desenhos europeus dos séculos XVI a XVIII, que exprimem as diversas abordagens gráficas dos anjos, vai ser inaugurada na terça-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Abordagem gráfica europeia dos anjos em exposição no Museu de Arte Antiga
Notícias ao Minuto

15:37 - 23/10/17 por Lusa

Cultura MNAA

'Anjos: entre o Céu e a Terra. Desenho Europeu (séculos XVI-XVIII)' estará patente até 4 de fevereiro de 2018, na Sala do Mezanino, do MNAA.

Na seleção de desenhos, pertencente à coleção do museu, é visível como os artistas deste período foram atraídos pela representação de anjos, vistos como mensageiros divinos, incumbidos de comunicar entre o céu e a terra.

"Os anjos - seres espirituais sem substância corporal e organizados em milícias hierarquizadas - seduziram e desafiaram desde sempre a imaginação dos artistas. Variando as suas complexas representações consoante as tradições e as épocas, o Humanismo transformou-os em graciosos adolescentes de longas vestes e esplêndidas asas e assim passaram a ser representadas a partir do Renascimento, não só em contextos religiosos", contextualiza uma nota do MNAA sobre a exposição.

'Anjos: entre o Céu e a Terra. Desenho Europeu (séculos XVI-XVIII)', é uma mostra comissaria por Alexandra Gomes Markl.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório