Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Esquema: Franceses vinham até Viseu à procura de romance e eram roubados

Grupo é suspeito da prática de vários crimes. Nomeadamente de sequestro, ofensas à integridade física, furto e burla informática.

Esquema: Franceses vinham até Viseu à procura de romance e eram roubados
Notícias ao Minuto

13:22 - 23/10/17 por Pedro Filipe Pina

País PJ

Três homens e uma mulher foram detidos em Viseu. O grupo é suspeito de enganar cidadãos franceses, que eram posteriormente agredidos, sequestrados e espoliados de avultadas quantias de dinheiro.

Em comunicado, as autoridades explicam a forma de atuação do grupo, que visava essencialmente cidadãos franceses,

“As vítimas eram contactadas via internet pelo elemento feminino do grupo, que os ia seduzindo para virem passar uns dias à cidade de Viseu para encontros amorosos”.

Chegadas a Viseu, as vítimas eram levadas para uma “luxuosa vivenda, faustosamente decorada, onde se encontravam os quatro elementos do grupo que se identificavam com nomes falsos”.

A viagem por motivos amorosos tornava-se rapidamente uma situação de perigo.

“Durante o primeiro dia da estada de cada vítima”, explica ainda a Polícia Judiciária, “os suspeitos acediam aos seus cartões de crédito/débito e aos respetivos códigos”, com os quais levantavam dinheiro e faziam compras.

“Quando as vítimas se apercebiam que estavam a ser espoliadas dos seus bens e reagiam, eram agredidas e enclausuradas numa das divisões da casa”.

Além das detenções, a Polícia Judiciária levou a cabo buscas domiciliárias em que apreendeu diversos objetos e documentos. A operação das autoridades permitiu mesmo encontrar e resgatar “uma vítima recém-chegada de França”.

Os detidos têm entre os 22 e os 61 anos. Um deles ficou em prisão preventiva, outro dos elementos do grupo está obrigado à permanência na habitação com vigilância eletrónica. Os outros dois elementos terão de se apresentar duas vezes por semana na esquadra da sua área de residência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório