Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dentes mais fortes e saudáveis? Aposte nestas quatro vitaminas

E se lhe dissermos que a manteiga e o queijo são bons aliados dos dentes?

Dentes mais fortes e saudáveis? Aposte nestas quatro vitaminas
Notícias ao Minuto

14:25 - 23/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Cuidar da saúde dos dentes vai muito além da limpeza diária. Embora a higiene bucal seja extremamente importante para manter os dentes saudáveis e fortes, aquilo que comemos (o que não comemos) tem também um papel determinante na saúde dentária.

De acordo com o médico Steven Lin, "não é apenas o consumo isolado de açúcar" a principal causa do aparecimento de cáries, também a carência de nutrientes é um dos aspetos que mais peso tem neste problema que afeta miúdos e graúdos

Na prática, explica o médico ao The Independent, uma dieta saudável e equilibrada é meio caminho andado não só para prevenir o aparecimento de cáries, como também para melhorar a saúde bocal, devendo-se, para tal, apostar em alimentos que sejam ricos em quatro vitaminas concretas: A, D, E e K2.

Diz o especialista que o consumo de fígado, peixe, leite de vaca e ovos - alimentos ricos em vitamina A - é benéfico para o dentes, assim como o consumo de peixes gordos e cogumelos (dois alimentos ricos em vitamina D, que pode ser também obtida com a exposição solar protegida e moderada).

No que diz respeito à vitamina E, uma das que mais combate o envelhecimento precoce, não há nada como reforçar o consumo de vegetais, em particular de espinafres e brócolos. Os frutos secos são também aliados, contudo, é importante limpar bem os dentes depois de os comer, sob a pena de ficarem pequenas partículas acumuladas.

O queijo (preferencialmente magro) e a manteiga (ricos em vitamina K2) são outros alimentos que favorecem a saúde dos dentes, embora devam ser consumidos com moderação, uma vez que possuem altos níveis de gordura, inclusive gordura saturada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório