Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Trump garante que "fim do califado do Estado Islâmico está à vista"

O presidente norte-americano, Donald Trump, considerou hoje que com a reconquista da cidade síria de Raqa "o fim do califado do Estado Islâmico está à vista".

Trump garante que "fim do califado do Estado Islâmico está à vista"
Notícias ao Minuto

19:37 - 21/10/17 por Lusa

Mundo Declarações

A vitória da aliança dominada pelos curdos, aliados de Washington, anuncia "uma nova fase" na Síria, acrescentou Trump em comunicado.

"Com a libertação da capital do Estado Islâmico, bem como da vasta maioria do seu território, o fim do califado do Estado Islâmico está à vista", disse o presidente.

"Vamos rapidamente evoluir para uma nova fase na qual apoiaremos as forças de segurança locais, vamos fazer com que a violência recue e vamos criar condições para uma paz duradoura, para que os terroristas não possam regressar e ameaçar a nossa segurança comum", avançou Trump.

A captura de Raqa, antiga "capital" de facto declarada pelo grupo radical Estado Islâmico na Síria, é a mais recente vitória das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança contra os 'jihadistas', que conta com o apoio aéreo crucial dos Estados Unidos.

Desde 2015, as FDS têm afastado o grupo extremista de várias regiões, impondo-se como uma força incontornável na luta contra a organização 'jihadista'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório