Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dislexia pode ser provocada por um 'defeito' nos olhos

Um grupo de investigadores pode ter descoberto a causa da dislexia e uma forma de a corrigir.

Dislexia pode ser provocada por um 'defeito' nos olhos
Notícias ao Minuto

10:50 - 20/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Em todo o mundo cerca de 700 milhões de pessoas sofrem de dislexia, uma condição que torna a leitura e a própria aprendizagem muito mais difícil

Um grupo de investigadores da Universidade de Rennes, em França, descobriu que as pessoas disléxicas podem não ter um olho dominante e que esta característica pode provocar o ‘efeito espelho’ que perturba a sua capacidade de leitura.

Depois de estudarem 60 pessoas, 30 disléxicas e 30 não disléxicas, e analisarem os seus olhos, os investigadores descobriram que as pessoas não disléxicas tinham manchas que indicavam que um olho era dominante em relação ao outro. Já os disléxicos tinham os mesmos tipos de manchas em ambos os olhos, o que os investigadores dizem indicar que nenhum dos olhos é dominante.

Como reporta o Daily Mail, não ter um olho dominante pode confundir o cérebro ao criar imagens de ‘espelho’, mas os investigadores afirmam ter encontrado uma maneira de ‘cancelar’ a imagem duplicada.

Para tentar bloquear as imagens duplicada, os investigadores usaram flashes impercetíveis de alta velocidade de uma lâmpada LED enquanto os participantes disléxicos liam. Os autores relatam que os indivíduos envolvidos neste teste chamaram esta luz de ‘lâmpada mágica’, mas admitem que a experiência foi muito preliminar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório