Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

DownUnder: Carnes exóticas, peixe e marisco com toque australiano

Viajámos até à Austrália através dos pratos do chef Justin Jennings e contamos-lhe como foi e o que pode esperar se quiser 'viajar' também.

Notícias ao Minuto

13:30 - 19/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Restauração

O restaurante DownUnder, com morada em Lisboa mas pulsação australiana, ficou conhecido pelas carnes exóticas de canguru e crocodilo. No entanto, o chef Just Jennings tem mais para apresentar e promete agradar aos portugueses com o toque australiano que dá às melhores matérias-primas da costa lusa.

As opções mais ousadas e populares do restaurante, com as carnes de canguru e crocodilo, mantêm-se, mas o Down Under tem uma nova carta, com mais opções de peixe e marisco – algo que promete agradar aos portugueses e que revela a profunda paixão que o chef Justin tem pelo mar.

O Lifestyle ao Minuto foi viajar até à Austrália através da cozinha de autor de baixo custo deste restaurante que tem morada em São Bento, no número 21 da rua dos Industriais e não podia ter ficado com melhor impressão.

O local tem uma decoração muito cuidada e até com um tom de alta classe, apesar de não chegar às toalhas de mesa brancas; a sala subterrânea é muito acolhedora e romântica, com arcos em pedra, mas o que mais impressionou foi a comida e os preços praticados.

Pois é, apesar de aqui se fazer e servir cozinha de autor, as doses não são pequenas nem os preços assim tão grandes – muito dentro dos praticados por restaurantes da capital que não têm um chef com tanta formação, experiência e qualidade.

Para ter uma ideia, os pratos que pode pedir de entrada – com opções como polvo com puré de batata doce, pannacota de ervilhas com miolo de sapateira e sorbet de manga picante, prato de mariscos (duas ostras, caranguejo de casaca mole e mexilhões com crosta de salva), pork belly, tártaro de canguru ou crocodilo panado – vão dos seis aos 12 euros. Enquanto os pratos principais – com escolhas como mexilhões em molho de cerveja, corvina com amêijoas e molho de açafrão, gumbo vegetariano, galinha tom yum ou peito de pato com doce de figo, bok choy e puré de batata doce – vão dos 12 aos 18 euros.

Os pratos mais caros são o canguru com compota de beterraba (19 euros), o bife da vazia australiano com compota de cebola (23 euros) e o t-bone de 375 gr com mostarda dijon (29 euros).

Entre os pratos que provámos, ficámos absolutamente rendidos à pannacota de ervilhas com miolo de sapateira e sorbet de manga picante. O conceito pode parecer estranho, mas a combinação de sabores é simplesmente espectacular. O prato de pork belly, caramelo picante e aioli também nos fez 'lamber a beiça' e o tártaro de canguru parecia desfazer-se na boca com um rasto de sabor fumado natural desta carne.

O prato de caranguejo de casca mole com molho Singapura e arroz aromático de lima mostrou-se um pouco mais picante do que esperávamos, mas muito saboroso, e o peito de pato cumpriu as expectativas. Provámos ainda o crocodilo com salada de gengibre e molho Nam Jim, que estava muito saboroso e fechámos a refeição com chave de ouro com a pavlova australiana com curd de maracujá e morangos – uma delícia crocante por fora e como uma nuvem no centro.

Se não se importar de adicionar uns pares de euros com entradas à sua conta final, o trio de presuntos preparados pelo próprio chef Justin são uma delícia e o couvert com pasta de azeitonas e azeite também.

Além da nova carta, o restaurante DownUnder apresenta ainda menus semanais com o prato do dia por nove euros (menu com entrada, prato, bebida e café por 14 euros) – pode descobrir as especialidades do dia na página de Facebook do restaurante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório