Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Maioria das pessoas sexualmente ativas pode ter esta DST

O sexo oral desprotegido pode estar na origem da prevalência desta infeção que pode evoluir para cancro.

Maioria das pessoas sexualmente ativas pode ter esta DST
Notícias ao Minuto

12:51 - 18/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

O vírus do papiloma humano (HPV) pode afetar várias partes do corpo: pénis, vagina, colo do útero, ânus, garganta e boca. Como em grande parte dos casos não apresenta sintomas e nos casos menos graves acaba por desaparecer sozinha, a maior parte das pessoas não sabe que tem a infeção. No entanto, algumas estirpes podem provocar verrugas genitais ou mesmo cancro.

Como reporta a revista Time, só nos Estados Unidos da América 30.700 pessoas desenvolvem todos os anos cancro devido ao HPV.

Um estudo norte-americano revela que um em cada nove homens (nos EUA) – cerca de 11 milhões, no total - tem HPV oral e que praticamente todas as pessoas sexualmente ativas, homens ou mulheres, serão infetadas por pelo menos uma estirpe do vírus em algum momento da sua vida. Por razões ainda desconhecidas os casos de HPV oral são muito menos comuns nas mulheres, afetando apenas 3,2% - ou 3.2 milhões de norte-americanas.

O estudo descobriu ainda que as estirpes do vírus mais perigosas e conhecidas por provocar cancro eram 16 vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, a maior parte dos casos de HPV oral são transmitidos pelo sexo oral não protegido – com preservativo ou toalhitas de latex. Fazer a vacina contra o HPV na adolescência, tanto os rapazes como as raparigas, também poderia ajudar a reduzir muito a alta prevalência desta infeção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório