Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Chuva trouxe “maior tranquilidade”. Alerta no país passa a laranja

Os 18 distritos passam a estar sob aviso laranja até ao meio dia de quarta-feira.

Chuva trouxe “maior tranquilidade”. Alerta no país passa a laranja
Notícias ao Minuto

19:52 - 17/10/17 por Melissa Lopes

País Proteção Civil

A chuva que já se faz sentir nalgumas regiões do país, assim como a descida da temperatura, trouxeram “maior tranquilidade” em matéria de incêndios florestais.

Assim, os 18 distritos, que têm estado sob alerta vermelho, passam a alerta laranja até às 12h00 desta quarta-feira, altura em que se fará nova avaliação, anunciou Patrícia Gaspar no último briefing de hoje.

A adjunta do comando nacional da Proteção Civil clarificou ainda a situação do bebé que ontem tinha sido dado como uma das vítimas, mas que, felizmente, “se encontra bem e na companhia da família”.

Relativamente às 41 vítimas mortais, Patrícia Gaspar detalhou que 19 pertencem ao distrito de Coimbra, 18 de Viseu, uma de Castelo Branco, duas na Guarda e ainda uma senhora que era um dos feridos graves e que faleceu hoje no hospital de Coimbra.

De resto, Patrícia Gaspar recusou-se a comentar outras questões sobre uma possível reorganização na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) por considerar que a questão “extravasa” o propósito do briefing. Porém, garantiu, que a "ANPC utilizou todos os meios que tinha ao dispor para resolver e responder às situações que, quer durante o verão quer agora, ocorreram com máxima e melhor brevidade possível”.

No dia 15 de outubro, "tivemos de facto em mãos ocorrências de incêndios florestais muito complexas. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance", acrescentou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório