Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Comédias do Minho estreiam 'O assassinato de Macário' em cinco concelhos

As Comédias do Minho vão estrear, no dia 26, em Paredes de Coura, a peça de teatro 'O assassinato de Macário' com criação de Tânia Almeida, atriz residente da companhia criada em 2003 por cinco municípios do Alto Minho.

Comédias do Minho estreiam 'O assassinato de Macário' em cinco concelhos
Notícias ao Minuto

22:56 - 17/10/17 por Lusa

Cultura Teatro

Segundo Tânia Almeida, citada na nota hoje enviada à imprensa, trata-se de "uma comédia, das antigas, do tempo da Maria Cachucha e da expressão prosódia, de um tempo em que não havia google nem wikipédia para procurar o significado da figura e estilo supracitados".

"Apesar do pó que a obra de Camilo Castelo Branco tem, é um pó do bom, é pó cómico e pertinente. Porque haver humor no mundo e fazer rir de vez em quando é imperativo. E não digam que não dá para o público pensar, sendo o recurso ao dicionário recomendado e isto das expressões 'cool' do futuro estarem esquecidas no passado", especificou a encenadora.

Comédias do Minho é um projeto cultural dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira. Magda Henriques é, desde outubro de 2016, a diretora artística da companhia, tendo substituído João Pedro Vaz.

A peça de teatro 'O assassinato de Macário', criada a partir da obra de Camilo Castelo Branco, tem interpretação de Gonçalo Fonseca, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva e Rui Mendonça.

O espaço sonoro e desenho de luz é de Vasco Ferreira, a cenografia e figurinos Ana Limpinho e Maria João Castelo e apoio ao movimento de Leonor Keil.

Com entrada gratuita, a peça estreia-se no dia 26 em Paredes de Coura no dia 26 e vai percorrer os concelhos Valença, Monção, Melgaço, terminando a digressão, no dia 26 novembro, em Vila Nova de Cerveira.

O grupo, com sede em Paredes de Coura, assenta a sua atividade em três eixos de intervenção - o teatro, mas também um projeto pedagógico -, apostando na formação artística dos jovens, e um projeto comunitário, difundindo e dinamizando projetos das comunidades, apoiando também a formação de grupos de teatro amadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório