Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Fala durante o sono? Eis o que pode estar a querer 'dizer'

O estudo mais vasto sobre o sonilóquio revelou as palavras mais ditas durante o sono e o que podem revelar sobre o nosso subconsciente.

Fala durante o sono? Eis o que pode estar a querer 'dizer'
Notícias ao Minuto

08:48 - 17/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Dizer uma ou outra palavra durante o sono depois de uns dias muito cansativos e stressantes é bastante normal, mas se isso é muito comum pode indicar que sofre de um distúrbio chamado sonilóquio.

Um estudo recente, o mais exaustivo até à data sobre o sonilóquio revelou que o que dizemos enquanto dormimos não revela nada de bom sobre o nosso subconsciente.

Enquanto dormimos há um mecanismo cerebral que se encarrega de parar a atividade neuronal associada à fala e os movimentos do corpo, mas este sistema não é perfeito e às vezes permite-lhe libertar gemidos, palavras arrastadas ou mesmo frases pouco claras.

As coisas que diz enquanto está a dormir são muitas vezes influenciadas por eventos passados ou, como o estudo mostra, por sentimentos de raiva ou ira.

Como reporta o El Confidencial, segundo o estudo francês publicado na revista Sleep, as palavras mais ditas durante o sono são ‘não’ e ‘puta’. Sendo que estas palavras são ditas 800 vezes mais durante o sono do que quando se está acordado.

Os investigadores descobriram ainda que os homens falam mais durante o sono do que as mulheres e que a maioria deles geralmente deixa espaços entre as frases, como numa conversa, esperando que o seu interlocutor imaginário responda.

Apesar de as coisas ditas durante o sono poderem estar muito relacionadas com os sonhos, que costumam ser mais negativos do que positivos, estas também pode ter que ver com stress acumulado, perfecionismo ou frustração.

Para este estudo os investigadores analisaram a ‘linguagem do sono’ e os hábitos de sono de 232 pessoas com idades entre os 20 e os 49 anos de idades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório